Passada a euforia pela vitória, os prefeitos eleitos atuam agora em duas frentes. Na primeira, começam a formatar o secretariado que vai ajudar na implantação dos projetos de governo aprovados pela população. Na segunda, tentam garantir recursos nos orçamentos do Estado e da União, para realização de obras já em 2009.
Crime
Alguém precisa tomar providências, com relação às valas abertas no asfalto da rodovia PA-150, bem em frente ao acampamento dos sem-terra na fazenda Peruano, município de Eldorado do Carajás. Tanto para recuperar o pavimento, quanto para punir os irresponsáveis criminosos que cavaram duas grandes valas na pista, com sérios riscos de acidentes para os motoristas desavisados.
Prefeitos
Deve acontecer, nos dias 14 e 15 de novembro, o primeiro encontro da governadora Ana Júlia Carepa (PT) com os prefeitos eleitos e reeleitos em 5 de outubro. A reunião está sendo preparada pelo secretário de Integração Regional, André Farias, e servirá, entre outros objetivos, para apresentar os projetos do governo para os municípios.
Privilégios
De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação, a governadora vai falar aos prefeitos sobre os avanços do governo na relação ‘republicana’ com os municípios. Tomara que isso aconteça mesmo, a partir de agora. Porque, até hoje, os prefeitos parceiros do PT, especialmente os filiados ao partido, foram claramente privilegiados na distribuição dos recursos.
Impasse
Em Canaã dos Carajás, nesta segunda-feira (20), continuou o impasse, com o prefeito cassado Joseilton do Nascimento Oliveira, o Ribita (PMDB), se recusando em desocupar o gabinete para que o vice Misael Geraldo de Carvalho (PSB) possa assumir. Ribita continua esperando uma liminar da Justiça.
Segurança
Cassado na sexta-feira (17), pela Câmara Municipal, o prefeito ingressou imediatamente com mandado de segurança junto ao Juízo da Comarca e espera uma decisão favorável para permanecer no cargo. Enquanto isso, o vice-prefeito colocou seguranças no prédio da prefeitura, para impedir que Ribita e seus aliados possam retirar qualquer documento do local.
Bloqueio
Ainda nesta segunda-feira, Misael Carvalho, na condição de prefeito empossado pela Câmara, tentou movimentar os recursos da prefeitura nos bancos, mas não conseguiu. O dinheiro, segundo fonte da Coluna, está bloqueado pela Justiça a pedido de credores. Nem um dos dois ‘prefeitos’ pode colocar a mão na grana até que o Judiciário tome uma decisão definitiva sobre a questão.
Ameaças
Em nota à imprensa, divulgada ainda na sexta-feira passada, Ribita nega os crimes que levaram à sua cassação. E ainda afirmou que está recebendo ameaças de morte. Para o prefeito afastado, tudo não passa de orquestração de seus opositores para tirar o foco do julgamento das contas do prefeito eleito Anuar Alves (PDT), referentes à sua administração no período de 2001 a 2004.
Anunciada para o próximo dia 27, na Câmara dos Deputados, sessão solene para comemorar os 20 anos de criação do Estado do Tocantins. Enquanto isso, os projetos de criação de Carajás e Tapajós, no Pará, e Maranhão do Sul, no Maranhão, caminham a passos de tartaruga, no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário