quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Voltando

OLÁ! BOM DIA!!!! Estamos nos preparando para retomar as postagens no Blog, depois de meses de inatividade, causada por compromissos profissionais em campanhas políticas pela região. Por enquanto, estamos fazendo algumas mudanças de visual e conteúdo para melhorar este espaço de informação e debate.

Enquanto isso, vai, abaixo, a nossa Coluna de hoje no Jornal Opinião.

Um forte abraço,

JOÃO CARLOS RODRIGUES

================================================

COISAS DA POLÍTICA - OPINIÃO, 16 E 17 DE OUTUBRO DE 2008:


Mesmo com a crise internacional, o presidente Lula garante que nenhuma obra anunciada pelo governo irá parar. Mas muita gente, que já duvidava do cumprimento da agenda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) antes do abalo financeiro mundial, agora é que não tem mesmo essa confiança apresentada pelo presidente.


Ressaca

Os traumas pós-eleições estão dilacerando a relação entre o governo do Estado e a Assembléia Legislativa. A derrota do governo para a vaga do TCM, cuja indicação do Parlamento acabou por recair em Cezar Colares (PSDB), contrariando a orientação governista, foi apenas o início da ruptura entre os dois poderes.

Retaliação

O chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, encara a derrota governista como pessoal e está, visivelmente, tentando retaliar o Parlamento. O presidente da AL, Domingos Juvenil (PMDB), sentiu na pele a ira do governo, com Ana Júlia fazendo campanha ostensiva contra o candidato peemedebista em Vigia, Edmilson Campos.

Polícia

A deputada Josefina Carmo (PMDB) é outra que está injuriada com o governo. Ela reclama da ação ostensiva da Polícia Militar em favor do candidato do PT em Monte Alegre, Raimundo Sérgio Monteiro. O deputado Adamor Aires (PR) diz que aconteceu a mesma coisa em Santa Luzia do Pará, com a PM perseguindo os adversários do PT.

Pressão

Há indícios de que a utilização indevida da Polícia Militar a favor de candidatos governistas ocorreu também em São Miguel do Guamá e Ipixuna do Pará. As denúncias, feitas na sessão da última terça-feira (14) na Assembléia, repercutiram de forma contundente na Casa.

CPI

Parlamentares lembraram que a Polícia Militar nunca foi utilizada dessa forma a serviço de candidatos governistas, em toda a história da Corporação. Já se estuda, na AL, a possibilidade de instalar Comissão de Sindicância ou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos.

Nepotismo

Cerca de dois meses depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o fim do nepotismo, o Senado da República ainda continua enrolando e buscando brechas para não demitir os parentes de senadores empregados na Casa. Agora, seu presidente, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), resolveu dar mais oito dias de prazo para que os senadores façam a degola.

Faz-de-conta

Na Câmara dos Deputados uns poucos gatos pingados foram demitidos, mas ainda há centenas [ou seriam milhares?] de parentes pendurados na folha de pagamento. Nos governos estaduais e municipais, então, é uma festa. Muitos prefeitos e governadores fazem de conta que a decisão do Supremo não é com eles, continuando com familiares em cargos de confiança.

Vitória

No Pará, o juiz José Torquato Araújo de Alencar, da 1ª Vara da Fazenda da Capital, manteve liminar que obriga o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a demitir todos os parentes contratados ou nomeados para cargos de confiança. O TCM tem 30 dias para cumprir a liminar e anunciou que não recorrerá da decisão.


O G10 se reuniu nesta quarta-feira e avaliou como positivo o desempenho de seus membros nos municípios onde tinham candidatos. Por unanimidade, os deputados decidiram manter João Salame (PPS) como líder do grupo. E anunciaram que votarão unidos na apreciação da LDO, do Orçamento e na eleição da Mesa Diretora da AL.

Nenhum comentário: