terça-feira, 4 de novembro de 2008

Coisas da Política, 4 e 5 de novembro de 2008

Apesar de um bom número de candidatos eleitos em 5 de outubro estar entregando hoje (4) suas prestações de contas à Justiça Eleitoral, cumprindo o que manda a lei, há entre eles quem está longe de terminar a quitação das contas de campanha. E, pelo andar da carruagem, as pendências ainda vão longe. 


Talião

Rei morto, rei posto. O ditado parece se aplicar no caso do auditor fiscal Charles Alcântara. Depois de ter sido exonerado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT) da Chefia da Casa Civil, Alcântara resolveu retomar as atividades como funcionário da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), onde exerce o cargo de auditor fiscal do Estado.

Simpatia

Agora, o ex-chefe da Casa Civil está disputando a presidência do Sindicato dos Auditores Fiscais. Seus adversários, no entanto, se gabam de ter a simpatia do atual chefe da Casa Civil, Cláudio Puty. Para quem não sabe, Ana Júlia, Puty e Alcântara integram a mesma tendência no PT, a Democracia Socialista (DS).

Eqüidistância?

Prefeito eleito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima (PR) tem dito que vai se manter eqüidistante na disputa pela presidência da Câmara, onde atualmente pontuam pelo menos dois grupos. Um liderado pelo vereador Miguel Gomes Filho (PP), que trabalha pela sua reeleição, e outro pelo vereador e ex-prefeito Nagib Mutran Neto (PMDB).

Em ação

Outras articulações estão em curso e, quem entende da política, aposta todas as fichas que Maurino não está e não ficará de braços cruzados, ainda que emita sinais contraditórios a respeito. Todos sabem da importância de um presidente aliado no Legislativo para que o chefe do Executivo possa ter tranqüilidade para trabalhar.

Candidaturas

Mal fecharam as urnas de 2008 e já surgem nomes para a disputa eleitoral de 2010. Em Marabá, novamente, a proliferação de candidatos a deputado estadual deverá ser a tônica. Além de Bernadete ten Caten (PT) e João Salame (PPS), que devem disputar a reeleição, já surgem como possíveis postulantes os vereadores Miguel Gomes Filho (PP), Sebastião Ferreirinha (PSB) e Júlia Rosa (PDT).

Outros

O vereador eleito Nagib Mutran Neto, o ex-vereador Ademir Martins (PT) e a ex-deputada Elza Miranda (PSDB) são outros nomes que aparecem nas listas de pré-candidatos. Mauro Magalhães, filho do prefeito eleito de Marabá, também tem afirmado que será candidato a deputado estadual. Sem falar em possíveis candidaturas de outros vereadores de primeiro mandato.

Tucuruí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje (4) no Pará, para inaugurar a segunda etapa da hidrelétrica de Tucuruí. Concluída em 2007, esta etapa acrescentou 11 novas turbinas à usina, que possui agora 23 unidades. Agora, espera-se a conclusão das eclusas, que devolverão a navegabilidade ao Rio Tocantins. Obra que se arrasta desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Centenas de pescadores, trabalhadores rurais e pessoas ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão acampados na estrada da vila residencial da Eletronorte, em Tucuruí, desde ontem. Querem chamar a atenção do presidente Lula e reivindicam a liberação de cestas básicas e de obras do Pará Rural.

Nenhum comentário: