terça-feira, 11 de novembro de 2008

Coisas da Política, 11 e 12 de novembro de 2008

Em Redenção, diante da declaração de inelegibilidade do prefeito eleito Wagner Fontes (PTB) e da possibilidade de haver eleição suplementar no município, já se fala que o vereador Alexandre Júnior (PP) será o candidato do grupo no novo pleito. Por enquanto, o clima é de expectativa na cidade por uma decisão definitiva do TSE. 

 

Rumores

O prefeito de Xinguara, José Davi Passos (PT), não confirma e nem desmente os rumores de uma possível candidatura sua à Câmara Federal ou ao Senado da República, em 2010. Em conversa com este colunista, nesta segunda-feira (10), Passos diz que foi reeleito para mais quatro anos na prefeitura e que pretende cumprir integralmente o mandato.

Porta

Mas, ao mesmo tempo em que nega os boatos a seu respeito, o prefeito xinguarense deixa uma porta aberta para trilhar outros caminhos, caso a conjuntura de 2010 lhe seja favorável. Diz, no entanto, que a história de sua pré-candidatura ao Senado da República não passa de uma das tantas conversas que inventam a seu respeito.

Intenção

Davi Passos assegura que, por enquanto, a única candidatura certa que tem para 2010 é à coordenação política da campanha de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT), no sul do Pará. Esse compromisso, assumido com a governadora, ele diz que tem a intenção de cumprir. Quanto a possíveis candidaturas, o futuro a Deus pertence.

Pós-eleição

O prefeito eleito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB), tem enfrentado dias difíceis depois das eleições de outubro. Primeiro, foi o pedido de investigação eleitoral por compra de votos, feito pelo Ministério Público. Agora, a Câmara Municipal rejeitou sua prestação de contas, o que lhe garante, no mínimo, muitos problemas para o futuro de sua carreira política.

Riscos

Se comprovada a compra de votos, que está sendo investigada a pedido do promotor eleitoral, Antônio Levino corre o risco de não ser diplomado como prefeito eleito de São Félix do Xingu. E, se já diplomado, poderá não tomar posse. Caso o processo seja concluído após a posse, ele ainda poderá perder o cargo. Um mandato conturbado se prenuncia para Levino.

Venda

O que não se faz para ganhar uma eleição. Corre à boca miúda, no sul do Pará, a história de um candidato, agora prefeito eleito, que teria vendido a Secretaria de Educação de seu município para um empresário. Por R$ 100 mil, repassados ao candidato durante a campanha, o empresário teria adquirido o direito de nomear pessoa de sua confiança para comandar a Educação. Valha-nos Deus!

Remendos

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) precisa explicar porque a recuperação da PA-150, entre Xinguara e Redenção, aparenta melhor qualidade do que aquilo que vem sendo feito no trecho entre Xinguara e Eldorado do Carajás. Para Redenção, quase todo o trecho está sendo recapeado, enquanto para Eldorado, até agora, a coisa mais parece uma colcha de retalhos. Com a palavra, o secretário Valdir Ganzer.

 

Com quase três meses de antecedência, os prefeitos do sul e sudeste do Pará já começam a se mobilizar para a eleição da diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), que costumeiramente acontece no final de janeiro. No próximo final de semana, os prefeitos do PT se reúnem em Xinguara para tratar do assunto.

Nenhum comentário: