Empresários e executivos do Pólo Guseiro de Marabá estão atônitos com os efeitos da crise financeira internacional sobre o setor. Para piorar a situação, os processos de licenças ambientais não avançam na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Apesar dos esforços do deputado João Salame (PPS), que cobra agilidade do governo.
Derrota
O deputado Jader Barbalho não vai receber, como queria, indenização da revista Veja, por matérias publicadas sobre seu suposto envolvimento em escândalos na Sudam, no Banpará e no então Ministério da Reforma Agrária. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, confirmou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que não acatou o pedido de Jáder.
Papel
O deputado peemedebista considerou que foi ofendido nas matérias de Veja, mas a Justiça teve entendimento diferente. Para os juízes, a revista apenas divulgou os fatos que estavam sendo apurados à época, cumprindo o seu papel de informar à população.
Esperança
Em Jacundá, eleitores do candidato a prefeito José Martins (PMDB) ainda têm esperanças de que a Justiça aceite o recurso em que ele pede a substituição de seu nome na chapa majoritária. Mas, segundo fonte lá do município, falta, no processo, a carta de renúncia de Zé Martins, documento fundamental para o atendimento do pedido.
Cenário
Enquanto isso, a equipe de transição do prefeito eleito Dino Altoé (PT) está pronta para trabalhar, a partir de segunda-feira (17). Vai encontrar uma prefeitura diferente daquela herdada pelo atual prefeito Adão Ribeiro, quando assumiu o município há oito anos.
Governo
Altoé só vai anunciar sua equipe de governo depois da diplomação, que acontecerá no dia 19 de dezembro. Até lá, vão persistir as especulações sobre quem ocupará serão os secretários. Sabe-se que o P T terá quatro secretarias e que os partidos da base não abrem mão de ter o seu espaço no governo.
Único
Em Xinguara, a oposição só elegeu um vereador, dos nove que compõem o Legislativo municipal. Foi Dorismar Altino Medeiros, o Dito do Cinema, do PSDB. Os demais eleitos são todos da coligação do prefeito José Davi Passos (PT), reeleito para um novo mandato. Somente três vereadores foram reeleitos.
Radical
Já em Conceição do Araguaia, a população radicalizou e mostrou que não está nada satisfeita com os vereadores. Decidiu renovar em cem por cento a Câmara, dando cartão vermelho para os atuais ocupantes das vagas no Legislativo. Registre-se que a vereadora Wanda Aquino (PSB) foi candidata a vice-prefeita.
Decisão
O juiz eleitoral de Conceição, Deomar Barroso, decidiu, na última terça-feira (11), que não haverá nova eleição no município, como se cogitava. Ele confirmou a reeleição do prefeito Álvaro Brito (PT), que não obteve 50% dos votos e acabou como candidato único, já que seus adversários foram impugnados. Estes, aliás, vão recorrer da decisão do juiz.
É incrível como até políticos experientes cometem erros grosseiros. O presidente da Câmara de Redenção, Joás Possidônio (PSC), está com o novo mandato em risco, porque o plenário do Legislativo que ele diz comandar foi utilizado para atividades eleitorais em plena campanha. De tão primário, o erro até parece coisa de político principiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário