sábado, 15 de novembro de 2008

Coisas da Política, 15 a 17 de novembro de 2008

Para desespero do ministro da Justiça, Tarso Genro, que sonha com a indicação do PT para disputar a Presidência da República em 2010, o presidente Lula abriu o jogo e declarou seu apoio à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Até então, Lula sinalizava sua preferência por Dilma, mas ainda não havia dito isso de forma clara.

 

Secretário

O jornalista Waldyr Silva, informa em primeira mão em seu blog que o gaúcho Delmar Steffen será o secretário de Planejamento e Gestão de Parauapebas, a partir de 1º de janeiro de 2009. É o primeiro nome anunciado pelo prefeito Darci Lermen (PT) para o secretariado do novo governo.

Reunião

Prefeito Davi Passos (PT), de Xinguara, recebe, neste final de semana, os prefeitos eleitos pelo Partido dos Trabalhadores na região. Conforme publicado aqui na terça-feira (11), vão tratar, entre outros assuntos, da eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). E, é claro, das eleições de 2010.

Promessa

A deputada Bernadete ten Caten (PT) voltou à ativa em Marabá, visitando áreas de invasão da cidade, entre elas a da Folha 35. Em reuniões com moradores, está prometendo soluções para as ocupações urbanas, com a sua devida regularização e a conseqüente diminuição dos conflitos.

Isonomia

Delegados da Polícia Civil do Pará paralisam suas atividades, mais uma vez, na próxima segunda-feira (17), para pedir a regulamentação da carreira e isonomia de salários da categoria com os procuradores do Estado. A paralisação está prevista para acontecer das 8h00 às 18h00.

Greve

Durante todo o dia, os delegados vão participar de manifestação em frente ao Centro Integrado de Governo (CIG), em Belém, onde acontecerá reunião de representantes da categoria e o governo, às 15h00. Dependendo do resultado da reunião, os policiais podem decidir pela deflagração de greve.

Caos

Vários prefeitos não reeleitos no sul e sudeste do Pará estão vivendo um fim de governo melancólico. Um deles é o prefeito de São João do Araguaia, Marisvaldo Campos (PSDB), acusado de não pagar os servidores e fornecedores do município. Esta semana, servidores inconformados ocuparam a prefeitura, exigindo os salários atrasados.

Surra

Alguns prefeitos foram tão mal em suas administrações, que não tiveram a coragem de tentar um novo mandato. É o caso do prefeito de Rio Maria, Aldo Fernandes (PR), que ficou fora da disputa. Mas há sempre aqueles que não têm desconfiômetro, como os prefeitos de Tucumã, Alan Azevedo (PR), e de Floresta, o famoso Xis (PMDB), que levaram uma surra nas urnas.

Em fuga

Outros prefeitos estão sumidos de seus municípios, se recusando a fazer a transição de governo para os eleitos. Um claro sinal de que não se prepararam para perder os privilégios do poder. É bom que os eleitos observem tudo isso atentamente, para fazer algo diferente das péssimas administrações que derrotaram nas urnas.

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, esta semana, que não há guerra para saber quem será o candidato do PSDB à sucessão de Lula. FHC quer enganar a quem, já que é clara a disputa entre José Serra e Aécio Neves pela vaga? Há guerra sim, e a tendência é a coisa piorar até a convenção do partido, em junho de 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto a candidatura do Davi à Camara Federal ou ao Senado é uma dúvida, posto que o mesmo afirmou em reunião ampliada do PT que cumprirá os 4 anos a frente da Prefeitura de Xinguara.
Agora, em relação À Assembléia Legislativa, o nome apresentado pelo Prefeito Davi Passos é o do Companheiro Rivelino Zarpellon, atual Chefe de Gabinete e Presidente da OAB-Xinguara. O mesmo já tem irrestrito apoio de Alvaro Brito (Prefeito de Conceição), Manoel Josino (Prefeito de Sapucaia) e dos movimentos sociais da Região.

Francisco Batista Durães