terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 2 e 3 de dezembro de 2008

Na próxima quinta-feira (4), termina o prazo para os eleitores que deixaram de votar em 5 de outubro apresentar justificativa ao juiz eleitoral da Zona em que estão inscritos. Os eleitores das zonas onde houve segundo turno e que não votaram em 26 de outubro têm até 26 de dezembro para justificar.

 

Tranqüilo

Pode até haver mudanças, porque a noite deve ter sido muito longa em Belém. Mas tudo indica que a reeleição do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB) está consolidada e não deve haver surpresas na eleição de hoje (2). Até a noite desta segunda-feira, Juvenil tinha como certos os nove votos do PSDB, seis do PMDB e oito do agora G-8.

Disputa

Também fecharam com Juvenil os deputados Gabriel Guerreiro (PV) e Arnaldo Jordy (PPS). Apesar do cenário aparentemente tranqüilo para a reeleição de Domingos Juvenil, o governo decidiu peitar o acordo que tinha com o PMDB e lançar o deputado Martinho Carmona à presidência da Assembléia.

Rebelde

Curiosamente, Martinho também é filiado ao PMDB e não digeriu, como parecia, a indicação de Juvenil para um novo mandato. O agora candidato governista acusa o presidente do PMDB, deputado Jader Barbalho, de não cumprir acordo feito em 2007, que garantiria que ele, Carmona, seria o candidato do partido à presidência da Alepa para o biênio 2009-2010.

Sucessão

Fato é que a governadora Ana Júlia Carepa decidiu enfrentar o aliado (?) Jader Barbalho e apresentar chapa contra o candidato jaderista Domingos Juvenil. Seja qual for o resultado do embate, nesta terça-feira, está dada a largada para as eleições 2010. Com o PMDB, a noiva cobiçada, alguns passos mais perto do PSDB e mais distante do PT.

Sebrae

Até porque a governadora decidiu enfrentar o PMDB também em outras frentes. E vai apoiar nomes que contrariam os interesses de Jader na eleição do Conselho Deliberativo e da Superintendência-Executiva do Sebrae. Para o Conselho Deliberativo, um dos nomes cogitados no Palácio dos Despachos é o do empresário e vice-prefeito de Marabá, Ítalo Ipojucan Costa (PDT).

Superintendente

Se confirmado, Ítalo vai enfrentar o candidato de Jader ao cargo, Carlos Xavier, que já preparava o paletó para a posse antes de a governadora entrar no jogo. Para superintendente-executivo do Sebrae, cargo hoje ocupado pelo peemedebista Hildegardo Nunes, o governo decidiu lançar a candidatura do prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho (PTB).

Diploma

A partir da próxima sexta-feira (5), a Justiça Eleitoral do Pará começa a diplomar os candidatos eleitos em 5 de outubro. Na sexta-feira, serão diplomados prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos de Parauapebas e Canaã dos Carajás. No dia 16 de dezembro, acontece a diplomação dos eleitos em Jacundá, apesar das ações que ainda correm para tentar mudar o resultado das eleições naquele município.


O candidato derrotado à Prefeitura de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB), está sendo processado pelo juiz do município, por crime de calúnia, com pedido de indenização por danos morais. Pelegrini teria acusado o juiz de parcialidade na condução do processo eleitoral, em favor do prefeito eleito Celso Lopes Cardoso (PDT).

Nenhum comentário: