terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 29 de novembro a 1º de dezembro de 2008

Mais uma semana de angústia para correligionários e adversários do prefeito eleito de São Félix do Xingu, Antônio Levino (PTB). Até o início da noite de ontem (28), o juiz eleitoral Leonel Cavalcanti não havia sentenciado a ação por compra de votos, movida contra Levino pelo Ministério Público.

 

Amat

O Partido dos Trabalhadores pode ter mais trabalho do que imaginava para emplacar o prefeito de Xinguara, Davi Passos, na presidência da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). Provavelmente, Passos não será candidato único, como gostaria o PT.

Adversário

Um grupo de prefeitos está tentando convencer o prefeito de Goianésia, Itamar Cardoso (PMDB), a também se candidatar ao cargo. Respaldado pelos excelentes índices de aprovação que tem em seu município, Itamar, se topar a parada, será um adversário de peso para Passos.

Palpite

Interlocutores próximos ao prefeito de Goianésia dizem que ele prometeu estudar com carinho o convite. E arriscam o palpite de que Itamar vai aceitar a missão. Se o palpite estiver certo, será uma briga boa, entre dois prefeitos que realizam ótimas gestões e têm todas as condições para contribuir com o soerguimento da Amat.

Crime

O sul do Pará está perplexo com a prisão do presidente da Câmara de Rio Maria, Gisvaldo Gratão; do advogado Gilmar Gratão; e de outras três pessoas acusadas do assassinato do ex-prefeito Agemiro Gomes. As prisões foram efetuadas pela Polícia Civil, na madrugada da última quinta-feira (27).

Surpresa

Muito conhecidos na região de Rio Maria, os irmãos Gratão estão na política há muitos anos. Mas ninguém imaginava que pudessem estar envolvidos em crimes de homicídio. Agemiro Gomes foi morto em setembro deste ano, quando fazia campanha para tentar voltar à Prefeitura de Rio Maria.

Acordo

Na reunião de secretários estaduais com a sociedade de Xinguara, nesta quinta-feira, algumas das reivindicações que levaram à interdição da rodovia PA-150, na segunda-feira passada, ficaram bem encaminhadas. Na área de segurança ficou acertada a inauguração da seccional de polícia no dia 20 de dezembro e a compra de viaturas para as Polícias Civil e Militar.

Rodovia

Sobre a duplicação da rodovia PA-150, no perímetro urbano de Xinguara, ficou acertado que, em dez dias, técnicos da Setran estarão no município para iniciar o projeto. As obras devem começar em fevereiro de 2009 e o governo garante que os recursos já estão previstos no Orçamento do Estado para o ano que vem.

Audiência

Ainda na área de segurança, audiência pública para discutir novas ações deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro do próximo ano. O governo foi representado no encontro pelos secretários de Integração Regional e de Transportes, André Farias e Valdir Ganzer. A Secretaria de Segurança foi representada pelo diretor de Polícia do Interior, Miguel Cunha.


O Ministério Público deu parecer contrário ao recurso do candidato-substituto Ronaldo Martins Campos, que tenta entrar no lugar do ex-candidato a prefeito de Jacundá, José Martins (PMDB), seu pai. Mesmo assim, Martins garante que o filho assumirá a prefeitura e, inclusive, já teria montado um ‘secretariado’.

Nenhum comentário: