terça-feira, 18 de novembro de 2008

Caos

O trânsito em Marabá não é o caos que é somente pela incapacidade de algumas vias [como a Rodovia Transamazônica em seu trecho urbano] de suportar o grande número de veículos despejados na cidade nos últimos anos, pelas concessionárias. Contribui decisivamente para o caos a inércia do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), que não providencia sinalização adequada nas ruas e avenidas da cidade.

Não há [pelo menos aparentemente] um planejamento de tráfego, o que causa transtornos diários para os usuários, sejam eles condutores ou pedestres. Senão, vejamos:

Na Av. Simplício Costa, no núcleo Cidade Nova, há muito não cabe o trânsito nos dois sentidos, tanto pelo excessivo números de veículos que trafegam ali diariamente, como pela estrutura da via, muito estreita para tanto carro. Mas ninguém toma providências para resolver o problema.

Outro caso simples de se resolver é o do cruzamento da Av. Tocantins com a Av. Dois Mil, também no Cidade Nova. Ali, criou-se há muito um impasse sobre qual das duas vias é a preferencial, o que tem causado acidentes rotineiramente no local. Há pouco tempo, alguém colocou uma placa de "Pare" para quem trafega na Dois Mil, sentido Rio Itacaiúnas/Av. Manaus. Mas não sinalizaram para quem trafega na Dois Mil em sentido contrário, continuando a mesma balbúrdia de sempre naquele cruzamento.

Falta sinalização horizontal nos cruzamentos e sinalização vertical na maioria das ruas. Mas o DMTU, eficiente para multar, parece não ter a mesma agilidade quando se trata de organizar o trânsito na cidade.

Fica a sugestão ao prefeito eleito que contrate um especialista em engenharia de tráfego para resolver [ou pelo menos amenizar] os graves problemas que ele está recebendo como herança, neste setor.

Nenhum comentário: