sábado, 27 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 27 a 29 de dezembro de 2008

A coligação do ex-candidato a prefeito de Jacundá, José Martins (PMDB), vai tentar obter liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TER) para impedir a posse do prefeito diplomado Izaldino Altoé (PT), segundo fonte da Coluna naquele município. Se o TRE acatar o pedido, serão empossados apenas os vereadores.

 

Irredutíveis

O chamado Grupo dos 7 não tem dado ouvidos aos apelos do prefeito eleito Maurino Magalhães de Lima (PR) para que seja formada chapa de consenso na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá. O bloco não abre mão de indicar o presidente do Legislativo.

Candidata

Dentro do Grupo dos 7 estão colocadas duas candidaturas ao cargo: a da vereadora reeleita Júlia Rosa (PDT) e a do vereador eleito Antônio Hilário Ribeiro, o Antônio da Ótica (PR). Nos bastidores, já é dada como certa a vitória de Júlia Rosa, por 4 votos a 3.

Passado

Experiente no jogo de bastidores, Júlia foi, por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Marabá. Ao final de seu segundo mandato na presidência da Casa, ela foi a vereadora mais votada do município, nas eleições de 2004.

Calmaria

Em Eldorado do Carajás, já está tudo pronto para o início do novo governo. O prefeito eleito Genival Diniz Gonçalves (PT) já definiu quase todos os secretários municipais e a Câmara sinaliza que haverá consenso na eleição de sua Mesa Diretora. Tudo sem traumas.

Planejamento

O vice-prefeito eleito, Euclides Alves (PT), será um dos nomes que comporão o secretariado de Eldorado de Carajás. Ele assumirá a Secretaria de Gestão e Planejamento, há muito criada por lei, mas nunca operacionalizada pelos prefeitos.

Novo rumo

A decisão de funcionar o Planejamento, por si só, já é um sinal de que o modelo de gestão a ser implantado por Genival Diniz nada tem a ver com aquilo que a cidade tem experimentado nos últimos governos. Tomara que ele acerte, pois o povo de Eldorado não agüenta mais sofrer.

Choque

O prefeito de Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto (PMDB), é outro que pretende dar um choque de gestão na administração de seu município. Para isso, mudanças importantes devem ser implementadas a partir de janeiro.

Secretário

O coordenador do núcleo da Uepa em Marabá, Ney Calandrini de Azevedo, foi escolhido pelos servidores da Educação para assumir a Secretaria de Educação do município, a partir de janeiro. A escolha se deu em eleição direta, na última terça-feira (23).

Inédito

A eleição, um processo inédito no município, se deu a partir de lista tríplice apresentada pelo prefeito eleito Maurino Magalhães. Concorreram com Calandrini o professor Melquíades Justiniano e a pedagoga Eude-Léia Ramos.

Suspense

Em contato com a Coluna, Maurino se mostrou muito satisfeito com a decisão de colocar nas mãos dos servidores a escolha do novo secretário. E informou que outros nomes do secretariado só serão conhecidos na posse, em 1º de janeiro.

 

Nesta segunda-feira (29), o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), deve anunciar o seu secretariado para o segundo mandato. O anúncio está previsto para acontecer às 9 horas da manhã, quando finalmente deve acabar o suspense sobre que direção irá tomar o governo de Parauapebas.

Nenhum comentário: