terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Coisas da Política 30 de dezembro de 2008 a 5 de janeiro de 2009

O prefeito reeleito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), parece estar com dificuldades para escolher seus novos secretários. O anúncio dos nomes que vão compor a equipe, marcado para ontem (29), não aconteceu. Segundo o Blog do Waldyr, foi adiado para esta quarta-feira (31).

 

Visita

Tão logo assuma a Superintendência-Executiva do Sebrae, Sebastião Miranda será procurado pelo prefeito de Redenção, Wagner Fontes (PTB). O objetivo é propor parceria entre o Sebrae e a prefeitura para prestar apoio às micro e pequenas empresas do município.

Posse

A cerimônia de posse do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), do vice Nagilson Amoury (PRB) e dos vereadores eleitos de Marabá acontecerá na tarde da próxima quinta-feira (1º), na quadra coberta da Escola Adventista, no núcleo Cidade Nova. A sessão da Câmara, onde serão empossados, está marcada para as 16h00.

Retorno

Em Rondon do Pará, onde o ex-deputado e ex-prefeito Olávio Rocha (PMDB), estará voltando à prefeitura, a sessão de posse será realizada a partir das 10h00 da manhã. Ato contínuo, Olávio Rocha, já empossado, inaugura obra ao lado do atual prefeito, Edilson Oliveira (PMDB).

Reeleitos

Em Xinguara, o prefeito reeleito Davi Passos (PT), toma posse logo no início da manhã. A cerimônia acontecerá na Câmara Municipal, às 8h00. Em Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto (PMDB), será reconduzido ao cargo, em sessão na sede do Legislativo, às 9h00.

Secretários

Luís Carlos de Oliveira Barbosa, o ‘Luizinho do PT’, ex-chefe do Sine em Canaã dos Carajás, será o secretário de Terras Patrimoniais de Jacundá. O ex-vereador, ex-presidente do STR e suplente de vereador Domingos da Conceição deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Reflexão

Prefeito reeleito no dia 5 de outubro vê com bons olhos uma reestruturação profunda na Amat, a entidade que reúne os 38 municípios do sul e sudeste do Pará. Para ele, ou a associação repensa sua atuação junto aos municípios ou pode fechar as portas.

Sala vazia

Outro prefeito, atento às questões que envolvem os municípios, acusa que ainda não viu efeito prático na chamada ‘Sala dos Prefeitos’, criada pelo governo do Estado para atender às prefeituras. Por enquanto, diz, a sala tem mesas e cadeiras, mas dinheiro para resolver as demandas ainda não apareceu.

Tal e qual

A exemplo do prefeito de Itupiranga, Adécimo Gomes (PR), o prefeito de Floresta do Araguaia, Delvani Balbino dos Santos, o Xis (PMDB), também desapareceu do município, após a derrota nas urnas. Nas duas cidades, salários atrasados, fornecedores irados e nada de transição democrática.

Recesso

O jornal Opinião faz uma pequena parada neste final de ano, sendo esta a última edição de 2008. Estaremos de volta na terça-feira da próxima semana, dia 6 de janeiro de 2009, com o compromisso de buscar sempre a verdade para bem informar nossos leitores. Feliz Ano Novo!


Não é segredo que alguns prefeitos estão entregando os municípios aos seus sucessores em situação de absoluto caos. Alguns se recusaram até a fazer a transição. Em Bom Jesus do Tocantins, o eleito Sidney Moreira de Souza (PT) deve instaurar auditoria na prefeitura, antes de sentar na cadeira de prefeito.

Nenhum comentário: