segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 6 a 8 de dezembro de 2008

Diretores da Ibérica, acompanhados do deputado João Salame (PPS), estiveram na Secretaria de Estado de Meio Ambiente para tentar agilizar licenças de reflorestamento e de instalação de uma carvoaria. Nos dois empreendimentos, a empresa pretende absorver muitos dos operários que estão sendo demitidos no setor industrial.

 

Parceria

O prefeito eleito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima (PR) esteve no Rio de Janeiro, esta semana, onde manteve contato com diretores da Vale. Na pauta, a formatação de parcerias para o futuro governo.

Secretário

Durante um desses encontros, o prefeito apresentou o futuro secretário de Indústria, Comércio e Mineração de seu governo. Trata-se do empresário e atual vice-prefeito de Marabá, Ítalo Ipojucan Costa (PDT).

Mudanças

A Pasta destinada a Ítalo deverá receber novas atribuições a partir de 2009. Hoje Secretaria de Indústria e Comércio, terá a missão de cuidar também da mineração, em virtude do grande potencial do município nesta área.

Na comitiva

O prefeito eleito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (PMDB) também participou da visita à Vale, no Rio. Foi estreitar o relacionamento com a empresa e obter mais informações sobre o Projeto Serra Leste.

Sufoco

Candidatos a vereador de Marabá estão em polvorosa por causa das prestações de contas de suas campanhas. A maioria foi intimada, pela Justiça, a juntar novos documentos nos processos e o prazo está se esgotando.

Vitorioso

O deputado João Salame está radiante com as vitórias obtidas nos últimos 60 dias. A coleção de vitórias do parlamentar começou com a eleição do deputado Cezar Colares (PSDB) para o TCM, cujas articulações foram lideradas por Salame.

Decisivo

Nesta semana, Salame participou de forma decisiva da montagem da chapa vitoriosa para a Mesa da Assembléia Legislativa e foi escolhido 1º vice-presidente da Casa.  E comemorou a vitória da chapa apoiada por ele para a Reitoria da UFPA.

Consenso

Ontem (5), o parlamentar obteve outra vitória: a reeleição da conselheira Rosa Hage para a presidência do TCM. Salame participou intensamente da articulação da chapa de consenso, que teve o conselheiro Zeca Araújo como candidato a vice.

Crise

A Vale já demitiu mais de cem colaboradores em seu complexo industrial da Serra de Carajás. No sul e sudeste do País, passam de mil os demitidos pela empresa. Reflexo da crise internacional que já afeta a vida dos brasileiros.

Ocupações

Deputados João Salame e Bernadete ten Caten (PT) acompanharam vereadores de Marabá em audiências no governo. Ao secretário de Planejamento, José Júlio Ferreira, pediram recursos para desapropriar áreas de ocupação no município.

Estudo

José Júlio disse que vai avaliar, com a Cohab e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional, o que pode ser feito para resolver o problema.  Participaram da audiência os vereadores Miguel Gomes Filho (PP), Vanda Américo (PV), Leodato Marques (PP) e Ronaldo da 33 (DEM).


O ex-delegado da Receita Estadual em Marabá, Odilon Braga, morreu em acidente de trânsito, em Belém, na semana passada. Ele era irmão do prefeito eleito de Monte Alegre e fez muitos amigos em Marabá, nos anos em que aqui trabalhou, quando foi, inclusive, um dos grandes colaboradores do Águia.

Nenhum comentário: