terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Coisas da Política, 9 e 10 de dezembro de 2008

Boa parte dos candidatos que disputaram as eleições municipais deste ano não deu a devida atenção às prestações de contas de suas campanhas. Agora, em diversos municípios, muitos estão enfrentando problemas e correm o risco de não assumir os mandatos conquistados nas urnas.

 

Dilema

O superintendente do Incra no sudeste do Pará, Raimundo Oliveira, está vivendo um dilema cruel. Ele apostou na vitória da deputada Bernadete ten Caten para a Prefeitura de Marabá e se preparou para uma possível candidatura a deputado estadual, em 2010.

Estrutura

Como Bernadete não venceu a eleição municipal e, muito provavelmente, deve sair candidata à reeleição, Oliveira, que montou toda a estrutura para sua campanha de deputado, não sabe ainda o que fazer. E agora, sai ou não sai candidato?

Campeão

Aliás, o PT é o partido que tem mais pré-candidatos a deputado estadual, em Marabá. Estão cotados o ex-vereador Ademir Martins, a deputada Bernadete, Raimundo Oliveira e o vereador Sebastião Ferreirinha, que acaba de se filiar ao partido.

Sonho

Para completar, um seguimento do empresariado marabaense, com assento na Acim, sonha com a possibilidade de filiar ao PT o vice-prefeito Ítalo Ipojucan, que hoje está no PDT. A intenção é lançá-lo também candidato à Assembléia Legislativa.

Gestores

Dos 143 prefeitos eleitos ou reeleitos este ano no Pará, 119 participaram do 1º Encontro de Novos Gestores Municipais, na semana passada, em Belém. O objetivo, segundo o governo, era o de aproximar a administração estadual e as prefeituras.

Decepção

Mas um prefeito que participou do encontro disse à Coluna que voltou decepcionado de lá. Segundo ele, nos dois dias de reunião, não houve nada de concreto para ajudar os municípios e nenhum projeto de parceria foi proposto aos prefeitos.

Dinheiro

Servidores municipais em todo o Brasil estão ansiosos. É que a União deve liberar, possivelmente neste dia 10, repasse extra do FPM equivalente a 1% do montante do Fundo. E o dinheiro deve ser usado pelos prefeitos para pagar o 13º salário do funcionalismo.

Sem desculpa

Liberado o recurso, prefeito nenhum terá justificativa para não pagar o 13º salário dos servidores. E estes terão um fim de ano mais tranqüilo e sem sobressaltos, com dinheiro no bolso para as despesas extras comuns a esse período do ano.

De mudança

Se eleito para a Superintendência-Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Pará, o prefeito Tião Miranda, hoje no PTB, pode mudar de partido. O destino será o Partido Progressista (PP), onde Tião pode aportar já em janeiro.

Cultura

Enquanto Maurino Magalhães de Lima (PR) não anuncia oficialmente o seu secretariado, continua fértil o terreno das especulações. A última delas aponta o fisioterapeuta Pedro Roberto Martins como futuro secretário de Cultura de Marabá.

 

Pesquisa Datafolha aponta José Serra (PSDB) como favorito na corrida para a Presidência, com índices de 36% a 47% em variados cenários. A novidade do momento é o temor de setores petistas de que Lula possa indicar Serra como seu candidato ao Planalto, porque os dois têm dado sinais de que renovaram seus laços de amizade.

Nenhum comentário: