quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 29 e 30 de janeiro de 2009

Confirmadas as informações da Coluna e Eduardo Gentil Cardoso e Melquíades Justiniano são os novos secretários de Esportes e de Cultura de Marabá, enquanto Vanuza Barbosa assume a Secretaria de Turismo. Os três foram nomeados, nesta quarta-feira (28), pelo prefeito Maurino Magalhães (PR).

 

Secretário

O município de Nova Ipixuna, a 50 quilômetros de Marabá, tem novo secretário de Educação. É o ex-vice-prefeito da cidade, Sebastião Damasceno, que cedeu a vaga na chapa majoritária para o atual vice, Raimundo Lisboa, o Paizim.

Críticas

Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, voltaram a bater boca por discordarem em pontos fundamentais da política ambiental. Ontem (28), Minc foi duramente criticado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), para quem o ministro tem um discurso diferente da prática em relação ao desenvolvimento sustentável.

Tiros

O juiz Leonel Figueiredo Cavalcanti, da comarca de São Félix do Xingu, reagiu a tiros agressão sofrida na manhã de ontem (28). Indivíduo identificado somente pela alcunha de ‘Enxuto’, agrediu o magistrado com uma pá, depois de discussão no Fórum.

Deficiente

Para se defender, o juiz atirou no agressor, que é tido na cidade como deficiente mental. ‘Enxuto’ teria ido ao Fórum para receber uma indenização e se rebelou ao saber que a decisão de Cavalcanti, no processo, foi contrária aos seus interesses.

Presidentes

Confirmada a chegada do presidente Lula em Belém, na tarde desta quinta-feira. Tão logo desembarque na capital paraense, Lula seguirá para reunião com os presidentes da Bolívia, Venezuela, Equador e Paraguai.

Debate

À noite, o presidente participa de debate sobre os desafios da América Latina frente à crise internacional. Cerca de dez mil participantes são esperados para o evento, que acontecerá no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Despedida

O desembargador Eronides Souza Primo participou, nesta quarta-feira, de sua última sessão no Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Antes de partir para a aposentadoria, recebeu dos colegas uma placa como reconhecimento do serviço prestado ao Judiciário paraense.

Comarcas

Eronides Primo é muito conhecido no sul e sudeste do Pará. Durante muitos anos, foi juiz de comarcas importantes, como Marabá e Conceição do Araguaia. E deixou muitos amigos em diversas cidades desta região.

Fogo

A briga pela presidência do Senado esquentou, nesta quarta-feira. Informações de que o candidato José Sarney (PMDB-AP) estaria pronto para pedir a renúncia do adversário Tião Viana (PT-AC) irritaram o candidato petista.

Sem moral

Segundo Viana, Sarney não tem autoridade moral para pedir a renúncia de sua candidatura. Isso porque, o peemedebista teria dito, por cinco vezes, que não seria candidato à presidência.  Viana disse que não aceitará nenhuma proposta e que se manterá como candidato até o fim.

 

Dezessete governadores do Norte e Nordeste estiveram reunidos em Brasília, nesta quarta-feira, discutindo soluções para reduzir as desigualdades nas duas regiões. Ainda no dia de ontem, os governadores se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua candidata Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: