sábado, 31 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2009

O novo secretário de Cultura de Marabá, Melquíades Justiniano, corre contra o tempo para organizar o carnaval na cidade. Já se reuniu com os carnavalescos para verificar as necessidades dos blocos. E, na terça-feira (3), terá nova reunião, desta vez para tratar da segurança nos eventos organizados pela prefeitura.

 

Agenda

O prefeito de Jacundá, Izaldino Altoé (PT), foi a Belém para participar do Fórum Social Mundial (FSM). Encontros com a governadora Ana Júlia e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estavam na agenda do prefeito. Vai em busca de apoio para enfrentar problemas emergenciais em seu município.

Ultimato

Conforme anunciado pela Coluna, prefeitos de sete municípios do entorno do lago de Tucuruí se reúnem, no dia 15 de fevereiro, em Breu Branco, para discutir a relação com a Eletronorte e seus reflexos nas questões sociais das cidades. Da conversa, sairá posição conjunta que será levada à diretoria da estatal.

Promessas

Uma coisa já se sabe: os prefeitos não estão mais dispostos a esperar pelas eternas promessas da Eletronorte e a conviver com obras inacabadas nos municípios, por atrasos na execução de convênios com a empresa. Em Breu Branco, por exemplo, o novo prédio da prefeitura não foi concluído, gerando problemas para o governo municipal.

Ruptura

Em São Domingos do Araguaia, o PT está rachado. A tendência PT pra Valer, dos deputados Bernadete ten Caten e José Geraldo, que durante muito tempo foi hegemônica no município, agora está ganhando uma concorrente: a Articulação Socialista (AS), liderada pelo deputado Beto Faro.

Razão

Muitos dos militantes estão migrando para a AS, por causa da contrariedade com o presidente do partido, Eudélio de Macedo. Tudo porque este negociou participação no governo do prefeito Jaime Modesto da Silva (PDT), tendo inclusive indicado aliados seus para cargos, sem consultar os companheiros de partido.

Veto

Macedo fez uma indicação para a Secretaria de Agricultura do município, prontamente vetada por militantes e pelo vereador do PT, Luiz de França Ribeiro Lopes, o Luiz da Van. Com o apoio dos vereadores Gilmar Rodrigues de Oliveira e Edson de Souza Setúbal, do PMDB, e Adenilson Santana dos Santos, do PDT, conseguiram impedir a nomeação.

Substituição

Além de não permitir a nomeação do nome indicado por Macedo, o grupo apresentou outra pessoa para assumir a secretaria. E tudo leva a crer que Anselmo de Castro, o nome que tem a simpatia da maioria dos petistas, será o novo secretário de Agricultura de São Domingos, o que deve agravar ainda mais o quadro de ruptura dentro do PT.

Mínimo

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmou ontem (30) o valor do novo salário mínimo, que passa a vigorar a partir deste domingo, 1º de fevereiro. Será de R$ 465,00, com aumento real de 6,39% acima da inflação. Segundo o governo, o aumento real acumulado desde 2003 é de 46,05%.

 

Auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) concluíram fiscalização extraordinária nas contas da Prefeitura de Jacundá. Os programas Bolsa Família, Saúde da Família e recursos do Fundeb foram os alvos principais da inspeção. O relatório deve ser divulgado nas próximas semanas.

Nenhum comentário: