terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 13 e 14 de janeiro de 2009

Servidores do setor educacional ameaçam entrar em greve no município de Jacundá. Eles reivindicam salários de dezembro do ano passado, que ainda não foram pagos pela prefeitura. O pagamento deveria ter sido feito até o dia 5 deste mês, seguindo o cronograma que vinha sendo cumprido pelo governo anterior.

 

Descanso

Depois de um mandato com altíssimos índices de aprovação popular, que lhe renderam esmagadora maioria na reeleição, o prefeito Davi Passos (PT) decidiu esticar um pouquinho mais o recesso na Prefeitura de Xinguara. Expediente normal só a partir da próxima segunda-feira (19).

Votos

Tão logo volte a trabalhar, Passos terá pela frente dias de intensa atividade, na busca de votos para consolidar sua candidatura à presidência da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (Amat). Ele é o candidato indicado pelo PT ao cargo.

Concorrente

Por enquanto, apenas dois candidatos mostram disposição para presidir a Amat em 2009. Itamar Cardoso do Nascimento (PMDB), prefeito de Goianésia do Pará, também é pré-candidato. A exemplo de Davi Passos, ele traz na bagagem os excelentes resultados de seu primeiro mandato na prefeitura.

Falhou

A estratégia não funcionou. O engenheiro agrônomo Hildegardo Nunes (PMDB) declinou do convite para assumir a direção da Adepará, feito pela governadora como forma de acalmar os ânimos peemedebistas pela derrota no Sebrae.

Secretário

Assim que perdeu a eleição para a Superintendência-Executiva do Sebrae, Nunes foi convidado a assumir a Secretaria de Governo de Ananindeua. E é lá que pretende ficar para ajudar o prefeito Hélder Barbalho (PMDB) em seu segundo governo.

Encontro

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) espera um público em torno de mil pessoas para o Encontro de Prefeitos e Vereadores 2009, que realiza hoje (13) e amanhã. O evento acontece no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Conhecimento

O objetivo do TCM é oferecer aos participantes do encontro o conhecimento técnico para que possam exercer bem seus mandatos. Prefeitos e vereadores que comparecerem ao evento vão receber orientações práticas para aplicar nos municípios.

Segurança

Iniciando seu terceiro e decisivo ano de governo, Ana Júlia Carepa (PT) decidiu se mover para combater os estratosféricos índices de criminalidade do Estado. Mudanças importantes estão sendo feitas na cúpula de segurança pública.

Tomara

O comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Ruffeil, foi o primeiro a cair. A PM será comandada, a partir desta terça-feira (13), pelo coronel Luiz Dário da Silva Teixeira. Justiniano Alves, delegado-geral da Polícia Civil, também seguiu ladeira abaixo.

Surpresa

Raimundo Benassuly é quem vai assumir a Delegacia-Geral da Polícia Civil. Ele exerceu o mesmo cargo em 2007, de onde foi demitido por declarações agressivas contra adolescente presa em cela com detentos masculinos em Abaetetuba. Ninguém entendeu a escolha.

 

Segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha prefeito, no ano passado, custou aos partidos R$ 2,43 bilhões. Evidentemente, não estão contabilizados nesse levantamento os recursos do famigerado caixa dois, que, apesar dos esforços da Justiça Eleitoral, ainda foi muito utilizado pelos candidatos.

Nenhum comentário: