sábado, 10 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 10 a 12 de janeiro de 2009

A deputada Suleima Pegado (PSDB) anda chateada com a montagem da equipe do prefeito Maurino Magalhães (PR), sobretudo porque o agrônomo Raimundo Nonato não foi ainda nomeado para a Secretaria de Agricultura. Ela tinha também a expectativa de que seu filho, Daniel Pegado, fosse nomeado para a Secretaria de Planejamento.

 

Estratégia

Para diminuir o mal-estar com o PMDB, causado pelas eleições na Assembléia Legislativa e no Sebrae, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) pode oferecer a direção da Adepará ao peemedebista Hildegardo Nunes. O presidente do órgão, Rubens Brito, pediu as contas.

Troca

Hildegardo Nunes perdeu a eleição para a Superintendência-Executiva do Sebrae, há menos de um mês, por interferência direta de Ana Júlia. Para o seu lugar, foi eleito o ex-prefeito de Marabá, Tião Miranda (PTB).

Troco

A cúpula peemedebista não gostou nem um pouco de perder a direção do Sebrae e, nos bastidores, fala-se que pretende dar o troco ao governo. O convite a Hildegardo para a Adepará seria uma tentativa de acalmar os ânimos lá pelas bandas do PMDB.

Visita

Nesta quinta-feira (9), acompanhado do deputado João Salame (PPS), Tião Miranda visitou as instalações do Sebrae, onde manteve contato com a equipe técnica da instituição para tomar pé da situação. A posse será na quinta-feira da próxima semana (15), às 19h00.

Sem-teto

Repercutiu mal a história do terreno da Infraero que teria sido doado [mas não o foi] a uma associação de sem-teto. Principalmente pela participação do prefeito Maurino Magalhães (PR) e de outras autoridades que apareceram, na imprensa, prometendo construir casas populares na área.

Desgaste

Tudo leva a crer que o prefeito embarcou na história com a melhor das intenções, mas não dá para entender como seus assessores o deixaram exposto numa saia justa como essa. Desgaste desnecessário para quem está apenas começando o seu governo.

Outro lado

O ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Charles Alcântara, tomou posse na presidência do Sindicato dos Trabalhadores do Fisco Estadual (Sinditaf). A partir de agora, ele estará do outro lado da mesa, nas negociações salariais da categoria com o governo.

Auditor

Coordenador da campanha de Ana Júlia ao governo, em 2006, Alcântara deixou a Casa Civil num momento conturbado e sob forte pressão, voltando a exercer o cargo de auditor fiscal do Estado. Em novembro passado, foi eleito, com 56% dos votos, para dirigir o Sinditaf.

Mea-culpa

As mortes de um médico e de um procurador da Prefeitura Municipal de Belém fizeram com que o governo estadual reconhecesse a precariedade do setor de segurança pública. O secretário de Segurança, Geraldo Araújo, foi quem fez o mea-culpa.

Esquecimento

Mesmo assim, o reconhecimento se deu apenas com relação à criminalidade na capital. O interior, que há muito é refém dos bandidos, que assaltam e matam à luz do dia, não foi lembrado pelo secretário.

 

Segundo o jornal O Globo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastou apenas R$ 510 milhões dos R$ 3,3 bilhões destinados à manutenção de estradas. Enquanto isso, os buracos continuam causando vítimas, inclusive fatais, na maioria das rodovias federais do País.

Nenhum comentário: