quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 8 e 9 de janeiro de 2009

O Pará está entre os 13 Estados brasileiros em alerta máximo, por causa das chuvas nos próximos dias. A previsão é que aumente o volume de chuvas a cair sobre várias regiões do Estado, inclusive o sul e sudeste do Pará. E a expectativa é de um inverno rigorosíssimo na região.

 

Lixão

Vendo esgotar o prazo dado pela Justiça para resolver o problema do lixão, o prefeito Maurino Magalhães (PR) corre contra o tempo para encontrar uma área apropriada para o aterro sanitário de Marabá. Está negociando a possibilidade de implantá-lo no território de São João do Araguaia.

Alternativas

Pode parecer estranho, mas está em São João a área mais próxima da área urbana de Marabá que poderia abrigar o lixão com segurança. Na direção de Itupiranga, de Rondon do Pará e de Eldorado, as áreas possíveis são muito distantes da cidade.

Herança

E por falar em São João, a herança deixada pelo ex-prefeito Marisvaldo Campos (PSDB) ao novo governo é mais do que maldita. Há funcionários públicos que não recebem há exatos cinco meses. É isso mesmo: cinco longos meses sem dinheiro para o almoço ou jantar.

Auditoria

Pelo menos três municípios devem ter suas contas auditadas por empresas especializadas, para que os prefeitos possam entender o que estão assumindo. São João, é claro, é um deles. Os outros dois são Itupiranga e Bom Jesus do Tocantins.

Na carne

Para adequar o orçamento da prefeitura aos esperados efeitos da crise financeira internacional, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), anunciou que vai cortar custos da máquina administrativa. Os cortes deverão atingir 40% a 50%, mesmos percentuais previstos para a queda da arrecadação.

Secretário

O ex-vereador Regivaldo Oliveira de Carvalho é o novo secretário de Desenvolvimento Urbano de Marabá. O anúncio foi feito na última terça-feira (6) pelo prefeito Maurino Magalhães. Carvalho foi vereador por duas vezes: de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Audiências

O deputado João Salame (PPS) acompanhou diversos prefeitos em audiências com a governadora Ana Júlia Carepa (PT), nesta quarta-feira (7). As audiências foram marcadas pelo parlamentar sul-paraense para que os prefeitos pudessem apresentar à governadora as demandas de seus municípios.

Controle

Os prefeitos que tomaram posse na semana passada precisam ter muita atenção com os efeitos da crise internacional, para não perderem o controle das finanças de seus municípios e possam ter êxito em seus governos. O alerta foi feito pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Certeza

Para o presidente da CNM, os prefeitos devem basicamente redimensionar despesas e receitas contando com a previsível queda na arrecadação. Ziulkoski acredita que a crise vai refletir nos repasses aos municípios e que isso é inevitável. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso dos novos gestores.

 

O presidente Lula afirmou, com todas as letras, que não lê jornais e revistas e nem acompanha as notícias pelo rádio, TV ou internet. Deve ser por isso que ele nunca sabe de nada. Não sabe do mensalão, nunca ouviu falar de dólares na cueca e confundiu o tsunami da crise internacional com uma ‘marolinha’.

Nenhum comentário: