sábado, 17 de janeiro de 2009

Coisas da Política, 17 a 19 de janeiro de 2009

Quem liga para o 0800 da Celpa, a concessionária de energia elétrica do Pará, precisa ter um ‘caminhão’ de paciência para conseguir ser atendido. Ontem (16), durante todo o dia, quem buscava atendimento no sistema só ouvia uma gravação informando que todas as linhas estavam ocupadas. Se a rede estiver pegando fogo...

 

Bom senso

Em Redenção, felizmente, prevaleceu o bom senso quanto ao início do ano letivo. Apesar da queda-de-braço entre o prefeito Wagner Fontes (PTB) e o ex-prefeito Jorge Paulo da Silva, o JPC (PMDB). Este, acusado de não deixar pedra sobre pedra na administração municipal.

Equilíbrio

O secretário de Educação, Antônio de Sá, sempre equilibrado, anunciou que as aulas vão começar sem atraso. Mesmo com as dificuldades administrativas de sua secretaria, onde, segundo ele, faltam informações básicas para trabalhar.

Resultado

Em Jacundá, o secretário de Saúde Eduardo Tuma já mostrou competência à frente da complicada pasta. Em visita única à 11ª regional da Sespa, conseguiu liberar recursos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para pacientes que, há mais de dois anos, tentavam obter a ajuda.

Prestígio

A cerimônia de posse da nova diretoria do Sebrae-PA, na última quinta-feira (15), em Belém, foi bastante concorrida. Às 18h00, o auditório do Centro de Educação Profissional de Empreendedores da Amazônia (Cepam) já estava lotado, mesmo com a solenidade começando somente às 19h00.

Salões

No momento em teve início o ato de posse, nada menos do que quatro salões do Cepam estavam completamente tomados pelo público. Em todos eles, os convidados puderam assistir à posse através de telões.

Coletiva

Pouco antes da cerimônia, Sebastião Miranda e Ítalo Ipojucan – respectivamente, superintendente e presidente do Conselho Deliberativo – concederam coletiva à imprensa. E afirmaram que vão continuar o planejamento traçado pela equipe técnica do Sebrae.

Igualdade

Indagados se dariam atenção diferenciada para a sua região de origem, o sul do Pará, que é uma das que mais crescem atualmente, afirmaram que foram eleitos para trabalhar em todo o Estado. E que olharão igualmente para todas as regiões.

Elogios

Tanto a diretoria que saiu [Fernando Yamada e Hildegardo Nunes], quanto a que entrou [Ítalo e Tião Miranda], trocaram elogios e votos de sucesso. Mas Hildegardo se retirou da solenidade logo após discursar, exatamente no momento em que a nova diretoria estava assinando o livro de posse.

Discursos

Apesar da grande quantidade de políticos presentes, foram poucos os discursos. Apenas Yamada, Hildegardo, Ítalo, Tião e a governadora Ana Júlia Carepa (PT) se manifestaram.

Lideranças

Entre as autoridades que prestigiaram o ato, o deputado estadual João Salame (PPS), que representou a Assembléia Legislativa; o federal Asdrúbal Bentes (PMDB); e o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães (PR). Lideranças empresariais e políticas de todo o Estado compareceram.

 

A Vale anunciou, nesta sexta-feira (16), que desistiu de implantar uma siderúrgica no Espírito Santo. A desistência do projeto foi motivada pela crise econômica mundial e representa 4,5 mil empregos diretos e R$ 5 bilhões de investimento a menos na economia brasileira. A ‘marolinha’ do presidente Lula continua a crescer.

Nenhum comentário: