quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 12 e 13 de fevereiro de 2009

Aperta o cerco contra a Eletronorte, no que diz respeito ao relacionamento da estatal com as prefeituras de sua área de influência. Vereadores de 7 municípios do entorno do lago de Tucuruí estarão reunidos, no sábado (14), em Breu Branco, para tratar de pendências da empresa com suas cidades.

 

Comissões

Confirmado, na prática, o anunciado acordo entre PMDB e PSDB para a eleição dos novos presidentes das comissões permanentes da Assembléia Legislativa. O PT e a governadora Ana Júlia Carepa foram os grandes perdedores no processo de renovação das comissões.

Escolha

Nem Ana Cunha, nem Suleima Pegado. O PSDB escolheu o deputado Bosco Gabriel para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia. A comissão era controlada, até então, pelo PT, através da presidência da deputada Regina Barata.

Finanças

Para a Comissão de Finanças, o PMDB indicou a deputada Simone Morgado. Esta comissão tinha sido acordada pelo PT com o PTB, para compensar a saída dos petebistas da Mesa Diretora da Casa. Faltou combinar com os ‘russos’ do PMDB e do PSDB.

Jordy

Nem a Comissão de Direitos Humanos, presidida em 2007-2008 pela deputada Bernadete ten Caten, foi deixada para o PT. O presidente do PPS, Arnaldo Jordy, é quem presidirá a comissão a partir de agora, tendo Bernadete como vice.

Agricultura

O PT ficou somente com a Comissão de Agricultura, que será presidida pelo deputado Carlos Martins. Muito pouco para um partido que está no comando do governo do Estado.

Recado

Apesar de não admitirem que a manobra nas comissões seja um aperitivo do que virá em 2010, peemedebistas e tucanos não conseguem convencer a ninguém. Para o governo, não é possível não entender tudo como um recado.

Trava

Em reunião de empresários e trabalhadores do setor florestal, nesta quarta-feira (11) em Belém, a grita foi geral pela lentidão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente na liberação de licenças. A unanimidade dos participantes afirmou que isso está travando o plantio de florestas.

Suspense

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve julgar, no próximo dia 17, embargo de declaração interposto pela coligação União Popular, de Jacundá, em processo de substituição de candidato a prefeito na eleição de 2008. Dependendo do entendimento do TRE, pode haver mudanças no cenário político do município.

Encontro

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PDT no Pará estarão reunidos, nesta sexta-feira (13), em Belém, no encontro estadual do partido. Deputados e outras lideranças pedetistas também vão participar do evento.

Progressistas

Hoje (12), quem também realiza evento na capital é o Partido Popular Socialista (PPS). Capitaneadas pelos deputados Arnaldo Jordy e João Salame, lideranças do partido discutem a atuação do PPS no atual cenário político do Estado e os rumos as diretrizes da legenda para as eleições de 2010.

 

Prefeitos de todo o país já podem procurar a Receita Federal para negociar as dívidas dos municípios com a Previdência Social. Os débitos poderão ser parcelados em até 240 meses, tirando do sufoco administrações que herdaram débitos gigantescos de seus antecessores.

Nenhum comentário: