segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 14 a 16 de fevereiro de 2009

Os desembargadores João José da Silva Maroja e Ricardo Ferreira Nunes tomaram posse na presidência e vice-presidência do TRE-PA, na última quinta-feira (12). A governadora Ana Júlia Carepa (PT), o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil (PMDB); e o presidente do TJE, Rômulo Nunes, participaram da cerimônia.

 

Estratégias

Café da manhã, nesta sexta-feira (13), reuniu o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty; o superintendente e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Tião Miranda e Ítalo Ipojucan; e o deputado João Salame (PPS). Trataram de questões estratégicas para o sul do Pará e da articulação do governo com o Sebrae.

Animosidade

No dia anterior, reunião entre Tião Miranda, Ítalo Ipojucan e a cúpula da Fiepa [o presidente José Conrado e Fernando Yamada à frente] não teve o mesmo clima amistoso. O ambiente continua ruim, ainda em função da eleição do Sebrae, onde a Fiepa teve seus dirigentes afastados do comando da instituição.

Seminário

Acontece, neste sábado (14), em Breu Branco, seminário para discutir, entre outros temas, a conclusão, sinalização e manutenção da PA-151; os investimentos do Estado na região com os recursos dos royalties; e a sustentabilidade do setor pesqueiro. A promoção é da Câmara Municipal de Breu Branco.

Retorno

Na verdade, na questão dos royalties [pagos pela Eletronorte], o que se questiona é a completa falta de retorno da parte do dinheiro que fica com o governo do Estado. A população quer que os recursos retornem em benefícios para a região.

Processo

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com Ação Civil Pública contra a Celpa, no município de Redenção. O motivo: os péssimos serviços prestados aos consumidores no escritório local da empresa.

Descaso

A promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza decidiu pela ação após visita técnica ao escritório da Celpa. Tempo excessivo para o atendimento, falta de banheiros, de água e até de cadeiras foi o que viu a representante do MPE.

Nem aí

Chamada a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a Celpa não deu atenção ao Ministério Público, que, por isso, resolveu ingressar com o processo judicial. Se a empresa não leva a sério os promotores de Justiça, imaginem o que faz ao cidadão comum.

Emergência

O prefeito Edison Raimundo Alvarenga (PTB) decretou estado de emergência em Nova Ipixuna, em razão das fortes chuvas que levaram muitas pontes na área rural. O Corpo de Bombeiros emitiu parecer corroborando o decreto, que já foi enviado para o gabinete da governadora Ana Júlia Carepa para ser homologado.

Exército

Na próxima quinta-feira (19), Edison Alvarenga e o deputado João Salame terão audiência com o comandante da 52ª Brigada de Infantaria de Selva, general-de-brigada Mário Lúcio Alves de Araújo Filho. Vão pedir o apoio do Exército Brasileiro para a reconstrução das pontes em Nova Ipixuna.

 

Deputado João Salame e vereadores de Pau D’Arco e Redenção estiveram na sede da Vivo, em Belém, onde pediram a instalação de telefonia celular em Pau D’Arco, Piçarra e Santa Maria das Barreiras. Diretor da operadora garantiu que o pedido terá atendimento ainda este ano.

Nenhum comentário: