quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 26 e 27 de fevereiro de 2009

O município de Marabá entrou no sistema de monitoramento da Defesa Civil do Estado, por causa do risco iminente de alagamento pelo Rio Tocantins. Nesta quarta-feira (25), de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, o rio chegou a 9,34 metros acima do nível normal, começando a desabrigar.

 

Sucesso

Apesar da chuva, das atrações terem se restringido a bandas locais e das críticas pela mudança do local do palco, o carnaval de Marabá registrou grande presença de público e transcorreu com poucos incidentes. Na avaliação de Melquíades Justiniano, secretário de Cultura, a festa foi um sucesso.

Parabéns

Na terça-feira de carnaval, sob o comando de Melquíades e do cantor Júnior do Teclado, o público cantou parabéns para o deputado João Salame (PPS), que aniversariava naquele dia. Parabéns em ritmo de axé.

Sintonia

A despeito de ter sido adversário de Maurino Magalhães (PR), em 2008, Salame tem cumprido com sua palavra de trabalhar em sintonia com a prefeitura. Apesar de ter sido acionado a menos de uma semana da festa, assegurou recursos junto ao governo do Estado para 14 blocos do carnaval marabaense.

Dívidas

Em linha direta com o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, e o secretário de Cultura, Edilson Moura, Salame obteve o apoio do Estado. Como o tempo era curto para os trâmites burocráticos e a conseqüente liberação dos recursos antes do carnaval, o dinheiro vai sair para pagar dívidas que ficaram da Folia de Momo.

Previsível

Mais uma rodovia teve o trânsito interrompido no sul do Pará. Durante o feriado, as águas levaram um bueiro na PA-150, entre Xinguara e Rio Maria. O problema foi anunciado durante todo o verão, com insistentes avisos de que o bueiro iria romper, mas a Setran nada fez para evitar.

Descaso

Na semana passada, a PA-275 teve vários pontos de interrupção, entre Eldorado do Carajás e Parauapebas, também por causa das chuvas. Pura e simplesmente falta de obras estruturais que possam reforçar as estradas em pontos conhecidíssimos de fragilidade.

Tem mais

Na PA-150, entre Marabá e Xinguara, há pelo menos dez locais diferentes em que velhos bueiros ameaçam não resistir por muito tempo. E isso persiste há vários anos, sem que ninguém tome providências antes dos prejuízos aos usuários da estrada e moradores da região.

Desserviço

Mais um prefeito do sudeste paraense na mira do Ministério Público. Em Piçarra, Ação Civil Pública proposta pelo promotor de Justiça Celsimar Custódio Silva obteve a suspensão de transferências de servidores concursados, a mando do prefeito Jairo Luiz Lunardi (PSB).

Punição

De acordo com denúncias da comunidade, acolhidas pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, Lunardi estaria transferindo servidores que não o apoiaram na campanha da reeleição. A maioria era mandada para lugares bem distantes, como uma espécie de punição.

 

Depois de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), agora é a vez do senador Pedro Simon (PMDB-RS) desancar com o próprio partido. Segundo Simon, o PMDB olha para a sucessão presidencial de 2010 como um negócio e se oferece a quem pagar mais. Nitroglicerina pura.

Nenhum comentário: