sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 5 e 6 de fevereiro de 2009

Em Marabá, Karam El Hajjar está acumulando o Ipasemar e a Secretaria de Arrecadação Tributária. Enquanto isso, o ex-secretário Wilson Teixeira foi convidado para assumir como adjunto do professor Melquíades Justiniano, na Secretaria de Cultura. Até 31 de dezembro, Teixeira era o titular daquela secretaria.

 

Escolas

Em audiência, ontem (4), com a secretária estadual de Educação, Iracy Gallo, o deputado João Salame (PPS) reivindicou a reforma das escolas estaduais em Marabá, entre elas a Escola Anísio Teixeira. A secretária assumiu o compromisso de mandar reformar as escolas ainda este ano.

Tecnologia

Na mesma audiência, Salame cobrou um posicionamento sobre quando o governo pretende instalar a escola de ensino tecnológico de Marabá. Segundo Iracy Gallo, a escola será implantada até o final de 2010.

Feira

O parlamentar obteve ainda o compromisso de que as escolas estaduais de Floresta do Araguaia também serão reformadas. E garantiu o apoio da Seduc para a realização da Feira de Linguagem da Escola Anísio Teixeira, que acontecerá no segundo semestre.

Amat

Prefeitos dos 38 municípios do sul e sudeste do Pará estarão hoje (5) em Marabá para a eleição da nova diretoria da Amat. Os candidatos a presidente são os prefeitos de Xinguara, Davi Passos (PT), e de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso (PMDB).

Firme

Durante todo o dia de ontem (4), circularam boatos de que o prefeito Itamar Cardoso teria desistido da disputa. Todavia, no início da noite, em linha direta com a Coluna, sua Assessoria de Comunicação informou que ele continua candidato.

Consenso

Como sempre atuou na entidade como conciliador, Itamar não deve fugir ao diálogo em busca de consenso na eleição desta quinta-feira. O que também deve acontecer com Davi Passos, outro que defende a união em favor do crescimento da Amat.

Ação

O presidente da Câmara Municipal de Jacundá, Lindomar dos Reis (PT), está convencido de que elaborar projetos e encaminhar para o Executivo nada resolve. E que é necessário que o Legislativo ajude a buscar recursos para obras e serviços no município.

Descaso

Nesse sentido, os vereadores preparam uma investida contra a Eletronorte. Querem saber os motivos do descaso da empresa para com Jacundá, que tem cinco ações da estatal paralisadas ou que nunca chegaram a ser iniciadas.

Resposta

Entre as obras prometidas, mas não realizadas, a pavimentação de 11,5 quilômetros de ruas, a construção do terminal rodoviário, 30 quilômetros de meio-fio, construção de uma escola e a conclusão do silo de secagem e armazenamento de grãos. Os vereadores querem uma resposta da empresa para o problema.

Reunião

O superintendente do Sebrae-PA, Sebastião Miranda Filho, viajou nesta quarta-feira (4) para Brasília, para reunião de trabalho com o presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto. Na pauta, a discussão de projetos de fortalecimento do Sebrae no Pará.

 

O chefe da Casa Civil, Claudio Puty, se reuniu com os deputados Arnaldo Jordy e João Salame, presidente e vice do PPS no Pará. O objetivo foi o de convidar o partido para a base do governo. O PPS deve discutir o assunto no seu Encontro Estadual de Planejamento Estratégico, que acontecerá na próxima semana.

Nenhum comentário: