sábado, 7 de fevereiro de 2009

Coisas da Política, 7 a 9 de fevereiro de 2009

Prefeitos de todo o Brasil a caminho de Brasília, para o ‘Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas’, promovido pelo governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do evento, que acontece nos dias 10 e 11 [terça e quarta-feira], no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Presidente

Conforme previsto, o prefeito de Xinguara, José Davi Passos (PT), foi escolhido para presidir a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat), em mandato que terá a duração de um ano. A eleição aconteceu na quinta-feira (5), em Marabá.

Vice

Davi terá como vice-presidente em sua gestão, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, o Chamonzinho (PMDB). A posse da nova diretoria ocorreu tão logo foi encerrada a eleição.

Renúncia

O prefeito de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso do Nascimento (PMDB), que chegou a registrar chapa, abriu mão de sua candidatura. Tudo conforme o script anunciado aqui, na edição de quinta-feira.

Lutas

Davi Passos assumiu pregando união em torno de temas de interesse comum para os prefeitos. Tais como a federalização da PA-150, a implantação de agências do INSS em mais municípios e a articulação para investimentos do PAC na região.

Mudanças

O novo presidente da Amat não esconde de ninguém que pretende fazer uma reestruturação profunda na entidade. Ele entende que isso é necessário para que a Amat volte a ser a grande associação que foi em um passado muito remoto.

Na capital

Após ter tomado posse na 1ª vice-presidência da Assembléia Legislativa, o deputado João Salame decidiu permanecer alguns dias em Belém. A decisão se deu por solicitação do presidente da Casa, Domingos Juvenil (PMDB).

Reuniões

Juvenil pediu que ele se dedicasse, nesse período, a assuntos afetos diretamente à vice-presidência. Salame aproveitou para participar de reuniões em diversos bairros de Belém e em municípios da Região Metropolitana, a convite de lideranças.

Agenda

O deputado esteve em comunidades rurais de Marapanim, em três bairros de Belém e nos municípios de Ananindeua e Benevides. Hoje (7), João Salame participa de reuniões em duas vilas do município de Barcarena.

Futebol

Neste domingo (8), o parlamentar prestigia o torneio de futebol do bairro da Sacramenta, na capital. Ele fará a entrega do troféu de campeão, no campo do Sacramenta Futebol Clube. Na próxima semana, Salame estará no sul e sudeste do Pará.

Eleições

A bancada estadual do PTB pediu um encontro com o superintendente estadual do Sebrae, o ex-prefeito marabaense Tião Miranda, que é filiado ao partido, para tratar das eleições de 2010. A reunião deve acontecer na próxima semana.

Candidato

Joaquim Passarinho, Robgol, Júnior Ferrari e Eduardo Costa vão pedir a Tião Miranda que permaneça no PTB. E querem também que ele coloque seu nome à disposição para a disputa da eleição majoritária, como candidato a governador, vice ou senador.


====================================

Atualizada às 19h23m de 9-2-09:


Retiramos a última nota da Coluna on-line, depois que constatamos que, por falha no sistema de diagramação do Opinião, a nota não saiu no jornal impresso. O assunto da mesma foi a visita do deputado Beto Faro a Nova Ipixuna, neste domingo, e será tratado novamente em nota na Coluna desta terça-feira, 10. Nossas desculpas aos leitores do blog e do jornal.

Nenhum comentário: