segunda-feira, 20 de abril de 2009

Coisas da Política, 18 a 20 de abril de 2009

O prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes (PDT), comanda hoje (18), ação de atendimento à comunidade, que leva o nome de ‘Prefeitura em Ação’. Haverá emissão de documentos; assistência jurídica para processos de divórcios, pensões alimentícias e outros; além de palestras, ações de saúde, educação e assistência social.

 

Desabafo

O deputado Joaquim Passarinho (PTB) fez um discurso contundente na última quinta-feira (16), na tribuna da Assembléia Legislativa, onde reclamou da falta de atenção do governo para com os deputados aliados. Segundo ele, foi um desabafo contra o desdém de secretários e outros assessores do governo no atendimento aos parlamentares.

Exceção

Passarinho disse que a governadora Ana Júlia Carepa (PT) tem oferecido aos deputados um bom tratamento, mas os secretários e assessores sequer retornam ligações dos aliados do governo no Parlamento. E alertou que são os políticos que reúnem votos, referindo-se às eleições de 2010.

Candidatos

De acordo com o líder do PTB, os parlamentares não conseguem nem marcar audiências para os prefeitos nas secretarias. E acusou que o tratamento desrespeitoso acontece porque muitos secretários pretendem ser candidatos a deputado, no ano que vem. O governo não comentou as declarações de Passarinho.

Satisfação

Está próximo, muito próximo, o momento em que a diretoria da Eletronorte terá que explicar ao povo do Pará os motivos que levam a empresa a não dar atenção às demandas do Estado. Especialmente as das populações do entorno do lago de Tucuruí.

Debate

Por iniciativa dos deputados João Salame (PPS), Deley Santos e Bira Barbosa (PSDB), a Assembléia Legislativa do Estado vai realizar sessão especial para debater o tratamento pouco respeitoso da Eletronorte para com o povo paraense. Falta apenas definir a data da sessão, que deve ter a presença maciça das lideranças dos municípios afetados.

Níquel

O projeto Onça Puma terá um atraso de pelo menos um ano para entrar em operação. Foi o que anunciou a Vale, dona do empreendimento que irá explorar jazidas de níquel em Ourilândia do Norte, na PA-279. O adiamento, de janeiro de 2010 para janeiro de 2011, acontece por causa da retração do mercado mundial de níquel causada pela crise internacional.

Socorro

O governo federal anunciou já ter encontrado a saída para socorrer os Estados em dificuldade por causa da crise financeira internacional. Deverá antecipar recursos do Fundeb e abrir linhas de crédito especiais nos bancos públicos, especialmente no Banco do Brasil.

Frigoríficos

O governo anunciou também abertura de linha de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para socorrer a agroindústria. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, os recursos, da ordem de R$ 12,3 bilhões, visam, especialmente, socorrer os frigoríficos. O que não impede o acesso de outras agroindústrias aos financiamentos.

 

Está tramitando na Assembléia Legislativa do Pará projeto de lei para proibir a utilização de telefones celulares no interior das agências bancárias em todo o Estado. A proposta, de autoria do deputado Deley Santos (PV), pretende dificultar a ação de bandidos nos assaltos tipo ‘saidinha’.

Nenhum comentário: