quinta-feira, 16 de abril de 2009

Coisas da Política, 16 e 17 de abril de 2009

Depois de anunciar que as prefeituras receberão, este ano, pelo menos o mesmo montante recebido em 2008, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se volta para os governadores. Segundo ele, o governo federal está estudando medidas de auxílio também para os Estados.

 

Improbidade

O Ministério Público Estadual ingressou com Ação Civil Pública, onde denuncia o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), por improbidade administrativa. A Ação está relacionada à contratação da empresa Limp Fort, sem licitação, para cuidar da limpeza urbana de Marabá.

Tucanos

A briga promete ser boa, dentro do PSDB, antes que o partido consiga definir um candidato ao governo do Estado, para 2010. O ex-governador Simão Jatene tem o apoio de pelo menos 8 dos 10 deputados estaduais do partido.

Oponente

Por outro lado, o senador Mário Couto, também pré-candidato tucano ao governo, conta em suas fileiras com o deputado federal Nilson Pinto. O ex-governador Almir Gabriel também está na lista dos simpatizantes da candidatura do senador.

Emoção

Consta que, há duas semanas, alguns deputados tucanos teriam sido desestimulados por Almir Gabriel de participar da festa que comemorou os 60 anos de vida de Jatene. Será muito emocionante a escolha do candidato do PSDB à sucessão da governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Proposta

Enquanto isso, nas searas petistas, cresce a articulação para que seja aceita a proposta do deputado Jáder Barbalho para apoiar a reeleição de Ana Júlia. O cacique peemedebista quer emplacar o filho, Hélder Barbalho, na vice-governadoria e exige o apoio do PT para sair candidato ao Senado.

Mototáxi

Nesta sexta-feira (17), o deputado João Salame (PPS) participa de audiência pública em Capanema, para discutir a regulamentação do serviço de mototáxi no município e a segurança na prestação desse serviço. A reunião foi pedida pelo sindicato local dos mototaxistas.

Meio ambiente

Também nesta sexta, em São Félix do Xingu, acontece reunião para tratar de cadastramento ambiental rural. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Valmir Ortega, representará o governo no debate, que acontecerá no parque de exposições agropecuárias do município.

Bloco

Em Belém, acontece hoje (16) reunião entre dirigentes do PDT, PSB, PV, PPS e PRB, para discutir sobre a formação de novo bloco para as eleições 2010. Participam os deputados João Salame e Arnaldo Jordy, do PPS; Luís Cunha, do PDT; Cássio Andrade e Ademir Andrade, do PSB; Roberto Santos, do PRB; e Gabriel Guerreiro, do PV, cujo presidente, o ex-deputado José Carlos Lima, também confirmou presença.

Na Estrada

O deputado federal Raul Jungmann (PPS) participa, nesta sexta-feira à noite, no auditório da Câmara Municipal de Belém, do lançamento do projeto ‘Pé na Estrada’. O objetivo é organizar o PPS em todos os municípios do Pará, visando às eleições do próximo ano.

 

O presidente Lula voltou a delirar com suas marolinhas. Ele disse ontem (15), em discurso, que cinqüenta por cento da crise é puro pânico das pessoas. E culpou a imprensa brasileira ‘por seu pessimismo’, que está, na opinião do presidente, contaminando a população. Não faltava mais nada!

Nenhum comentário: