quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coisas da Política, 2 e 3 de abril de 2009

Renasce a esperança de milhares de suplentes de vereador em todo o país. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, ontem (1º), relatório favorável ao aumento imediato do número de vereadores. O Plenário da Câmara terá a palavra final, em votação ainda sem data definida.

 

Previdência

Pelo menos oito municípios do sul e sudeste do Pará devem ser agraciados com a implantação de novas unidades de atendimento do INSS. O Ministério da Previdência vai investir cerca de R$ 61 milhões na construção de novas agências no Estado.

Segurados

O anúncio dos investimentos deve ser feito pelo ministro da Previdência, José Pimentel, nesta sexta-feira (3), em Belém. O objetivo das novas agências é descentralizar o atendimento aos segurados do INSS, que hoje sofrem em longas filas nas poucas unidades existentes na região.

Reação

Como era de se esperar, a terceirização da coleta de lixo e da merenda escolar, pretendida e já iniciada pelo prefeito Maurino Magalhães (PR), não está sendo bem recebida pela sociedade. Na Câmara Municipal, discursos inflamados apontam para a necessidade de investigação profunda do processo.

Argumento

Segundo o prefeito, a terceirização da merenda é necessária para que as crianças passem a receber refeições, a partir de agora. Mas o argumento não convenceu aos vereadores, que também querem entender por que a coleta de lixo foi terceirizada sem licitação. E pior: foi repassada para empresa com problemas em outros municípios.

Pressão

Na próxima semana, a Câmara deve convocar o Executivo para explicar os mistérios que cercam o processo de terceirização da merenda e da coleta de lixo. E já há sinais de que o Ministério Público Estadual (MPE) também questionará os procedimentos adotados pelo município.

Sessentão

Será nesta sexta-feira (3), em Belém, o jantar de comemoração dos 60 anos do ex-governador Simão Jatene (PSDB). No meio político, é grande a expectativa quanto a um possível lançamento da pré-candidatura de Jatene ao governo do Estado.

Perícia

O município de Xinguara terá, a partir de maio, um núcleo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A unidade, que atenderá a vários municípios do sul do Pará, funcionará no hospital municipal, em espaço cedido pela prefeitura.

Crise

Os prefeitos já não sabem o que fazer para honrar os compromissos financeiros, diante da expressiva queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassado pela União. Estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta para um prejuízo de R$ 2,1 bilhões nos cofres municipais.

Silêncio

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu rever o arrocho financeiro sobre as prefeituras. Mas, apesar de ter anunciado que agiria em caráter de urgência para tentar encontrar uma saída, até agora o governo não se manifestou mais sobre o assunto.

 

Os deputados estaduais estão preocupados com o aumento da criminalidade nas cidades do interior do Pará. Na sessão de terça-feira (31), vários parlamentares pediram que o sistema de segurança pública do Estado atue com mais vigor para atender a população das pequenas cidades.

Nenhum comentário: