segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coisas da Política, 4 a 6 de abril de 2009

A Câmara Municipal de Marabá realizou sessão especial, nesta sexta-feira (3), comemorando o 96º aniversário do município. Várias personalidades foram homenageadas pelo Legislativo. O empresário Roberto Salame, pai do deputado João Salame (PPS), foi agraciado com o título de cidadão marabaense.

 

Suspenso

O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) terá que esperar um pouco mais para terceirizar a merenda escolar em Marabá. O processo licitatório foi paralisado por ordem da Justiça, através de liminar concedida em Ação Popular impetrada pelo advogado Vanduir Lima.

Vícios

Para pedir a suspensão do processo, o advogado alegou várias irregularidades no edital da licitação. Falta do valor do contrato, exigências ilegais para as empresas licitantes, datas erradas e prazo exageradamente curto para a habilitação dos concorrentes são alguns dos vícios alegados por Vanduir Lima.

Poeira

Como era esperado, o serviço de recuperação da rodovia PA-150, de Eldorado do Carajás a Xinguara, não resistiu ao primeiro inverno. A estrada está novamente tomada pelos buracos. Os remendos e até mesmo os trechos ‘recapeados’ viraram pó.

Arapucas

De Eldorado a Marabá, também há muitos buracos na pista, mas o problema maior são as pontes. O concreto está desintegrando, deixando grandes armadilhas para os motoristas. Próximo à fazenda Cedro, o aterro está cedendo e pode não resistir ao final do período chuvoso.

Recente

A PA-279, inaugurada no ano passado pelo governo do Estado, também não agüentou as primeiras chuvas. Entre Xinguara e Água Azul do Norte, o asfalto está afundando em longos trechos. E olha que os caminhões de níquel da Mineração Onça Puma ainda estão longe de transitar pelo local.

Invasões

Confirmada para a esta segunda-feira (6), no Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá, a audiência pública da Subcomissão Especial para Intermediação de Conflitos Agrários da Câmara dos Deputados. Os deputados vão discutir com a sociedade as invasões de terras no Pará.

Prejuízo

Fazendeiros de todo o sul e sudeste do Estado devem participar da reunião, mobilizados pelos sindicatos rurais e pela Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa). Tentarão sensibilizar os deputados para os prejuízos do setor produtivo e vão reclamar do governo estadual, pela lentidão das reintegrações.

Autoridades

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), confirmou presença no evento. Outros seis senadores, cujos nomes não foram divulgados, são esperados na reunião.

Parabéns

Marabá está em festa, neste final de semana. Amanhã (5), a cidade comemora 96 anos e extensa programação vem sendo realizada pela prefeitura para marcar a data. Na manhã deste domingo, acontece o já tradicional café da manhã no bairro Francisco Coelho, onde nasceu a cidade.


Prefeitos sul-paraenses já podem ser contados entre as vítimas da ‘marolinha’ do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o salário do funcionalismo, tem prefeito que se viu obrigado a reter o repasse mensal obrigatório ao Poder Legislativo. E para honrar o compromisso com a Câmara teve que fazer empréstimo na praça.

Nenhum comentário: