terça-feira, 7 de abril de 2009

Coisas da Política, 7 e 8 de abril de 2009

Depois de prometer ajudar os municípios, em crise por causa da queda na arrecadação de impostos, o presidente Lula avisou: os prefeitos terão que apertar os cintos para atravessar a crise. Mesmo assim, deu esperanças de que o governo poderá implementar medidas de socorro às prefeituras.

 

Apresentação

O ex-vereador Sebastião Ferreira Neto (PSB) foi apresentado ontem (6) como gerente do Centro Integrado Carajás (CIR), com sede em Marabá. A apresentação foi feita pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), no final da tarde. Logo em seguida, a governadora concedeu audiências a prefeitos da região.

Fogo amigo

Funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) não ajudou muito o prefeito Maurino Magalhães (PR), durante a audiência pública das terceirizações, nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal. Disse aos vereadores que a empresa Limp Fort não tem licença ambiental para o recolhimento de lixo em Marabá.

Lixeira

A Limp Fort, para quem não sabe, é a empresa contratada pela Prefeitura de Marabá, sem licitação, para cuidar da limpeza pública na cidade. A empresa é acusada de problemas trabalhistas e de outras irregularidades no processo de terceirização da coleta de lixo em João Pessoa (PB) e São Luís (MA).

De novo

Em razão do grande volume de chuvas que ainda cai sobre o sul do Pará, a PA-150 teve o tráfego interrompido novamente, nesta segunda-feira (6). Desta vez, entre Eldorado do Carajás e a vila Rio Vermelho, no município de Xinguara. A água tomou grande extensão da pista.

Promotoria

Água Azul do Norte contará, em breve, com representação do Ministério Público Estadual (MPE). Em reunião ontem (6), na cidade de Xinguara, políticos e procuradores de Justiça ultimaram os detalhes para a implantação do MP naquele município.

Comarca

Ainda ficará faltando a instalação da comarca, para atender a demanda processual de Água Azul do Norte, hoje termo da Comarca de Xinguara. O prefeito Renan Lopes Souto (PMDB) continua buscando apoio para que a cidade possa contar, enfim, com juiz e promotor.

Conflitos

Sob a presidência do deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), a subcomissão de intermediação de conflitos agrários da Câmara Federal realizou ontem (6) a anunciada audiência pública com produtores rurais da região. A reunião aconteceu no Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá.

Lentidão

Os produtores, como esperado, reclamaram da morosidade do governo estadual em cumprir as liminares de reintegração de terras invadidas. Segundo eles, já são 111 liminares à espera da ação do Estado, somente no sudeste do Pará.

Na marra

O deputado Giovanni Queiroz (PDT), membro da subcomissão, disse que o governo não irá cumprir os mandados de reintegração e sugeriu que os produtores façam a retirada dos sem-terra, mesmo que para isso seja preciso usar a força. E olha que o PDT se diz aliado do governo estadual. Com um aliado assim...

 

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) finalmente acabou com o suspense. Durante a comemoração do seu aniversário de 60 anos, sexta-feira (3), em Belém, disse que se o PSDB quiser, ele será candidato ao governo, em 2010. Seu principal oponente dentro do partido, Mário Couto, não compareceu ao evento.

Nenhum comentário: