quinta-feira, 9 de abril de 2009

Coisas da Política, 9 a 13 de abril de 2009

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) inaugurou ontem (8) a delegacia de polícia de Nova Ipixuna. Acompanhada do prefeito Edison Alvarenga (PTB), do 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Salame (PPS); e da deputada Bernadete ten Caten (PT), a governadora prestigiou a reinauguração do Basa, entregou viaturas e visitou obras.

 

Em ação

Depois de oficializar sua pré-candidatura ao governo do Estado, Simão Jatene (PSDB) acelerou os contatos, em busca de apoio. Nesta quarta-feira (8), tomou café da manhã com o prefeito de Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto (PMDB), e com o ex-prefeito de Bannach, Geraldo Fernandes (PSDB).

Renúncia

O deputado estadual Luiz Sefer (sem partido), acusado de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos, renunciou ao mandato na última terça-feira (7). Assim, escapou do processo de cassação e mantém os direitos políticos, podendo disputar as eleições de 2010.

Briga

Para a vaga de Sefer, o DEM, seu antigo partido, indicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tucuruí, Francisco Gualberto Neto, terceiro suplente na eleição de 2006. Mas o segundo suplente, Nadir Neves, que deixou o partido em 2007 e se filiou ao PTB, também está requerendo a vaga.

Impedimento

O problema é que Neves teve o diploma de suplente cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por compra de votos. O primeiro suplente, Cipriano Sabino, renunciou à vida partidária quando assumiu uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Recado

Cerca de 700 prefeitos reunidos em Brasília, na última terça-feira (7), mandaram um claro recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ou o governo federal resolve o arrocho financeiro das prefeituras ou a candidata de Lula, Dilma Roussef, não terá nenhuma chance na eleição presidencial de 2010.

Compensação

Liderados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prefeitos querem compensações imediatas pela queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre elas, a suspensão das parcelas do que devem ao INSS, descontadas todo dia 10 do FPM.

Casas

Apesar da crise, a Prefeitura de Abel Figueiredo continua com as contas em dia e executando convênios. Na edição de ontem (8) do Diário Oficial do Estado, edital para construção de 60 casas populares no município, através de parceria com a Caixa Econômica Federal.

Água

O governo do Estado garante que até o final de 2010 mais de 80% da população de Marabá terá, nas torneiras, água da melhor qualidade. As obras de ampliação do sistema, visitadas pela governadora Ana Júlia na última segunda-feira (6), devem elevar a capacidade, de 18 mil para 35 mil ligações.

Esgoto

As obras de esgotamento sanitário em Marabá também devem começar em breve. A primeira etapa do projeto deverá ser implantada no núcleo Cidade Nova, com investimento de R$ 26 milhões. A previsão do governo é de que esteja concluída em setembro de 2010.


Depois de ser deselegante com o deputado João Salame em evento recente, ontem (8), a deputada Bernadete ten Caten apontou suas baterias para o prefeito de Nova Ipixuna, Edison Alvarenga. Ao solicitar a reativação de canal de TV no município, fez um comparativo com a época do ex-prefeito cassado Zezão (PT), causando desnecessário constrangimento.

Nenhum comentário: