quinta-feira, 30 de abril de 2009

Coisas da Política, 30 de abril e 1º de maio de 2009

Repercutiu bem matéria do Opinião sobre o descaso da prefeitura para com o centro profissionalizante da Obra Kolping em Marabá. Antes do meio-dia de terça-feira (28), data da publicação da matéria, assessores do prefeito Maurino Magalhães (PR) convidaram a diretora do Centro para assinar convênio com efeito retroativo a 1º de janeiro.

 

Respeito

O deputado Parsifal Pontes, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, fez ontem (29) um contundente discurso da tribuna da Casa e desancou com todo o secretariado da governadora Ana Júlia Carepa (PT). Disse que os secretários precisam respeitar os deputados da base governista, sob pena de estes se verem obrigados a rever o apoio ao governo.

Autorizado

Parsifal afirmou que se a governadora teve um milhão de votos, em 2008, os deputados obtiveram votação igual e merecem respeito. E declarou que a secretária de Estado de Saúde, Laura Rossetti, apesar de ser filiada ao PMDB, não foi indicada ao cargo pelo partido, mas faz parte da cota pessoal de Ana Júlia. Já se sabe que, consultado, Jader Barbalho autorizou o discurso.

Bloco

Em almoço na última terça-feira, o G-8, o grupo de deputados que se declaram independentes na Assembléia Legislativa, se reuniu com a bancada do PTB. O objetivo, segundo o deputado João Salame (PPS), líder do G-8, foi o de estreitar relações no sentido de formar um bloco com 12 deputados, que atuarão juntos de agora em diante. Na próxima semana, o grupo se reunirá com a bancada do PMDB.

Prefeitos

Walciney Ferreira Gomes, ex-prefeito de Palestina do Pará e ex-presidente da Amat e do Cisat, será o coordenador da Sala das Prefeituras, a ser inaugurada na próxima segunda-feira (4) pelo governo do Estado. O projeto está vinculado à Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir).

Projetos

A Sala das Prefeituras vai funcionar na sede da Seir, no 2º andar do Centro Integrado de Governo (CIG), em Belém. Ali, equipe técnica comandada por Walciney Gomes vai orientar os prefeitos na elaboração de projetos de convênios e financiamentos para ações em seus municípios.

Absolvido

Ainda não será desta vez que a ex-deputada Elza Miranda (PSDB) voltará ao Legislativo estadual. Na última terça-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou recurso do deputado Bira Barbosa, também do PSDB, mantendo-o na cadeira que ocupa desde 2008.

Contas

Bira Barbosa tinha um problema com a Justiça Eleitoral, referente à prestação de contas da sua campanha, em 2006. Mas os ministros do TSE, por 7 votos a 0, manifestaram entendimento diferente dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, que haviam condenado Barbosa.

Cadeira

Elza Miranda, suplente do PSDB à Assembléia Legislativa, era parte legal no processo contra Bira Barbosa. Mas a cobiçada cadeira no Parlamento continuará com o político marajoara. A marabaense, se quiser, poderá fazer nova tentativa, na eleição de 2010.

 

Na próxima terça-feira (5), o suplente Francisco Gualberto da Silva Neto toma posse na vaga do ex-deputado Luiz Sefer. Em expediente enviado à Assembléia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou que Gualberto é que está na vez, na suplência do DEM, para ser empossado deputado estadual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem indicou a secretária de Saúde foi Jáder Barablho. O PMDM agora que ela não interessa mais, porque está queimada, faz como sempre fez: tira o seu da reta.
Só acredita no discurso do Parsifal quem não o conhece e quem não conhece o PMDB.