segunda-feira, 4 de maio de 2009

Coisas da Política, 2 a 4 de maio de 209

Na última quarta-feira (29), os deputados estaduais aprovaram, em primeiro turno, autorização para que o governo do Pará possa contrair empréstimo de R$ 189,9 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O governo pretende usar o recurso na melhoria do sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém (RMB).

 

Encontro

No próximo dia 9, o PDT realiza seu 1º Encontro Regional do Sul e Sudeste do Pará. O evento reunirá lideranças estaduais e nacionais do partido, bem como prefeitos, vereadores e dirigentes da sigla em 13 municípios das duas regiões.

Eleições

O vice-governador Odair Santos Corrêa, maior estrela do PDT paraense, já confirmou presença. O encontro acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, a partir das 9h00, e as lideranças do partido vão discutir, entre outros temas, estratégias para as eleições de 2010.

Destruição

Xinguara é o mais novo integrante da relação de municípios sul-paraenses em situação de emergência por causa das chuvas. O prefeito Davi Passos (PT) disse à Coluna que a cidade nunca tinha sofrido efeitos tão arrasadores por causa das chuvas, como agora.

Quadro

Além de Xinguara, foi decretada situação de emergência pelos prefeitos de Água Azul do Norte, Parauapebas e Nova Ipixuna. Em Marabá, os Rios Tocantins e Itacaiúnas subiram nos últimos dias, aumentando o número de desabrigados. A PA-275, que liga Eldorado a Parauapebas, voltou a cortar na quarta-feira (29), por mais um aterro que rodou.

Caos

Em declaração à imprensa de Brasília, o deputado Giovanni Queiroz (PDT) atribuiu ao Incra parte da responsabilidade no que chamou de ‘caos fundiário’ estabelecido no Pará. Ele afirma que o Incra tem terras para assentar imediatamente 26 mil famílias e não demonstra interesse em fazê-lo.

Defesa

O parlamentar disse que o Incra no sul do Pará está servindo para financiar invasões. E confirmou que ele, Giovanni, foi um dos que sugeriu a contratação de seguranças armados para defender as propriedades contra os invasores.

Diretrizes

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) enviou, na última quinta-feira (30), à Assembléia Legislativa, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010. A LDO é que define as metas orçamentárias do governo e orienta a elaboração do Orçamento do Estado.

Adiado

Ainda não foi nesta sexta-feira, que as obras de ampliação da Rodovia Transamazônica foram retomadas, no perímetro urbano de Marabá. O prefeito Maurino Magalhães (PR), que havia anunciado para ontem (1º) cerimônia que marcaria o reinício dos trabalhos, adiou o evento para a próxima sexta-feira (8).

Homenagem

O prefeito de Redenção, Wagner Oliveira Fontes (PTB), foi homenageado na quarta-feira (29), com uma grande festa pelo seu aniversário. Segundo o prefeito, o poder público nada gastou com a comemoração, bancada por empresários e servidores municipais.

 

As perspectivas para 2010 será o foco das discussões em reunião do Partido dos Trabalhadores, neste sábado (2), em Parauapebas. Além das lideranças locais e regionais do PT, participam do encontro a Secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Suely Oliveira, e o deputado federal Beto Faro.

Nenhum comentário: