terça-feira, 5 de maio de 2009

Coisas da Política, 5 e 6 de maio de 2009

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) inaugurou, no sábado (2), sistema de abastecimento de água em Santana do Araguaia. A obra, construída com recursos federais e estaduais, custou R$ 2,8 milhões e inclui captação, adutora, elevatório, rede de distribuição e subestações elétricas, com mil novas ligações residenciais.

 

Protesto

Moradores do Jardim Bela Vista, no núcleo Cidade Nova, realizaram, no sábado (2), assembléia para debater assuntos de interesse do bairro, entre os quais a falta de iluminação pública. E protestaram contra a empresa Celpa, que não concluiu a rede de energia elétrica no setor.

Discurso

O prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), vereadores e outras autoridades participaram da assembléia. O vereador Miguelito Gomes Filho (PP) fez um discurso veemente, onde afirmou que nenhum prefeito na história de Marabá teve a coragem de enfrentar o povo cara a cara, como Maurino estava fazendo.

Elite

Miguelito disse ainda que Maurino Magalhães veio do meio do povo e será o melhor prefeito da história do município. E que as ‘elites’ ainda não se acostumaram com o fato de um homem do povo estar governando Marabá.

Mudança

Em um passado bem recente, Miguelito afirmava [e não pedia segredo] que o ex-prefeito Tião Miranda (PTB) era o ‘melhor prefeito do Brasil’. Em tão pouco tempo, o vereador deve ter detectado em Maurino elementos para classificá-lo, quem sabe, como o melhor prefeito do mundo.

Cerimônia

Em Belém, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou ontem (4) a ‘Sala das Prefeituras’, em solenidade que contou com a participação de dezenas de prefeitos. O espaço, localizado no Centro Integrado de Governo (CIG), servirá para intermediar as relações dos municípios com o governo do Estado.

Honraria

Por indicação do deputado João Salame (PPS), o prefeito de Pacajá, Edmir José da Silva, foi homenageado ontem (4) com a Comenda do Mérito Legislativo ‘Newton Miranda’. Silva, que também é do PPS, é padre da Igreja Católica e está em seu segundo mandato em Pacajá.

Mérito

A Comenda Newton Miranda é atribuída pela Assembléia a personalidades que tenham contribuído para o engrandecimento do Pará. A entrega acontece todos os anos no Dia do Legislativo, 3 de maio, mas como a data caiu em um domingo, a sessão solene foi realizada nesta segunda-feira.

Decreto

O prefeito Maurino Magalhães de Lima decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela cheia dos Rios Tocantins e Itacaiúnas. O decreto foi assinado no domingo (3) e autoriza a convocação de voluntários para ajudar no serviço de assistência aos desabrigados e desalojados.

De saída

Tudo indica que o arquiteto Lucídio Colinetti está com os dias contados à frente da Secretaria de Obras de Marabá. É o que se deduz a partir do convite formulado pelo deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) ao engenheiro Dário Veloso, para que este substitua Colinetti naquela Pasta.

 

No próximo dia 17, acontece em Tucumã, na PA-279, audiência pública sobre regularização fundiária e ambiental das propriedades rurais da região. Iniciativa do deputado federal Zequinha Marinho (PMDB-PA), o encontro terá a participação de representantes da Sema, Seir, Incra, Iterpa e prefeituras.

Nenhum comentário: