quinta-feira, 14 de maio de 2009

Coisas da Política, 14 e 15 de maio de 2009


Em Goianésia do Pará, a prefeitura está se vendo obrigada a comprar viatura para a Polícia Militar. Atualmente, os policiais estão trabalhando a pé, o que inviabiliza qualquer tentativa de oferecer segurança mínima à população. E o Estado, diz um secretário municipal, não dá sinais de que vai, um dia, cumprir com sua obrigação.

 

Desgaste

Vereadores reagiram com irritação à notícia de que o prefeito Maurino Magalhães (PR) e o vice Nagilson Amoury (PRB) viajaram na segunda-feira (11) para fora de Marabá, sem transmitir o cargo à próxima autoridade na linha sucessória do município. A Câmara só ficou sabendo do fato pelo rádio.

Destino

Maurino Magalhães, conforme noticiou a Coluna na terça-feira (12), foi a Belém para reunião de seu partido com o PTB. Já Nagilson Amoury foi a Brasília, segundo informação da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Jurídico

A Mesa Diretora da Câmara determinou ao Jurídico da Casa que estude as medidas legais que devem ser tomadas diante do fato. O normal seria que a presidente do Legislativo, vereadora Júlia Rosa (PDT), assumisse a prefeitura na ausência do prefeito e do vice.

Meio dia

Jornalista da prefeitura argumentou que o cargo não foi transmitido porque Maurino teria ficado em Belém somente metade do dia, na segunda-feira. O que não justifica a recusa ou esquecimento de passar o cargo, deixando o município, que se encontra em situação de emergência, sem comando. Seja por qual período for.

Demandas

Em audiência na tarde desta quarta-feira (13), na Secretaria de Estado de Educação, o deputado João Salame (PPS) apresentou vários pleitos dos municípios de Floresta do Araguaia, Pacajá e Nova Ipixuna. Ele foi recebido pelo secretário-adjunto Ely Benevides. A titular da Pasta, Iracy Gallo, está viajando.

Alvorada

Para Floresta do Araguaia, Salame reiterou pedido de reforma de uma escola estadual. Para Pacajá, o deputado pediu a liberação de aditivo para o transporte escolar e 60 computadores que devem ser instalados em escola construída com recursos do Projeto Alvorada.

Ipixuna

Na lista de pleitos de Nova Ipixuna, carteiras e outros equipamentos, além de convênio para transporte escolar de alunos do ensino médio. As demandas de Floresta e Pacajá já haviam sido apresentadas a Iracy Gallo e à governadora Ana Júlia Carepa (PT), em fevereiro deste ano.

Aeródromo

Devem estar concluídas em fevereiro de 2010 as obras de ampliação e reforma do aeroporto de São Félix do Xingu, que estão sendo feitas pelo Estado e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao custo de R$ 6,7 milhões, o aeroporto terá pista de pouso de 1.600 metros e outras melhorias.

Reunião

Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo, desembarca hoje (14) em Jacundá, em companhia de Paulo Alves, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Vai participar de uma reunião no salão de eventos da Loja Maçônica, às 10h00, cuja pauta não foi divulgada.

 

A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e a Sema estão discutindo a descentralização da gestão ambiental no Pará. A Famep quer que as licenças ambientais para projetos de pequeno e médio porte sejam concedidas pelas prefeituras, contribuindo com o desenvolvimento dos municípios.


Nenhum comentário: