sábado, 16 de maio de 2009

Coisas da Política, 16 a 18 de maio de 2009

Apesar da crise financeira e do constante chororô pela ‘queda na arrecadação’, as prefeituras, na contramão das empresas, estão contratando mais gente. Nos últimos dias, várias delas lançaram editais de concursos públicos. Será que vão regularizar os eternos ‘temporários’ ou vão inchar ainda mais suas altíssimas folhas de pagamento?

 

Estratégia

O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho (PMDB), mostra que não está para brincadeira quando o assunto é o futuro de sua carreira política. Está convidando profissionais de imprensa de todo o Estado para as comemorações do seu aniversário, na próxima segunda-feira (18).

Planos

Depois de se reeleger prefeito do segundo maior município do Pará e presidente da Famep, a federação que reúne as associações de municípios do Estado, Helder não esconde de ninguém o sonho de alçar vôos mais altos, se possível ainda nas eleições de 2010. E tudo que o papai Jader Barbalho quer é ver o filho governando o Pará, em um futuro bem próximo.

Confirmação

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) homologou decreto do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), que declara situação de emergência em diversas áreas do município de Marabá, em razão da cheia dos Rios Tocantins e Itacaiúnas. O ato da governadora foi publicado na edição da última quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

Xinguara

No Diário Oficial de ontem (15), saiu a homologação do decreto de emergência no município de Xinguara, decretada pelo prefeito José Davi Passos (PT) no mês passado. O excesso de chuvas na região provocou a queda de pontes e muitos prejuízos à população daquele município.

Negativa

Em linha direta com a Coluna, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Marabá, Giorgie Guido da Luz, negou que prefeitura tenha ficado sem comando na última segunda-feira (11). Segundo ele, em nenhum momento o vice-prefeito Nagilson Amoury (PRB) deixou o município.

Mistério

O secretário desautorizou a jornalista que havia informado sobre a viagem de Amoury a Brasília e disse que tudo não passou de um equívoco. Giorgie só não soube explicar de onde partiu a informação de que o município ficou acéfalo, provocando a reação indignada dos vereadores.

Fórum

Acontece hoje (16), em Marabá, o ‘Fórum de Oportunidades e Desafios’. O objetivo é identificar oportunidades nos projetos econômicos que estão planejados para o município, promovendo a verticalização industrial sustentável na região. A organização é da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia.

Índios

A Reserva Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, continua rendendo debates acalorados. Na última quinta-feira (14), a Comissão da Amazônia, da Câmara Federal, voltou a discutir projeto do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA) para suspender a demarcação da terra indígena, que incluiu até áreas de assentamentos do Incra.

 

Autoridades e produtores rurais discutiram o projeto ‘Luz para Todos’, nesta sexta-feira (15), em Xinguara. Representante do Ministério das Minas e Energia participou do debate e garantiu que todas as famílias cadastradas no programa serão atendidas com energia de boa qualidade, até o final do governo Lula.

Nenhum comentário: