terça-feira, 19 de maio de 2009

Coisas da Política, 19 e 20 de maio de 2009

De 27 a 29 deste mês, acontece em Belém a 13ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais. Cerca de 600 deputados estaduais de todo o país debaterão o tema ‘Saúde pública no Brasil’. Um dos palestrantes será o governador José Serra (PSDB). Ministros de Estado, outros governadores e autoridades confirmaram participação.

 

Efeito

É grande a repercussão no meio político do Pará a entrevista concedida pelo empresário Chico Ferreira a um jornal da capital. Condenado a 80 anos de prisão pelo assassinato dos irmãos Novelino, há dois anos, Ferreira fez acusações pesadas contra o secretário de Estado de Transportes, Valdir Ganzer, e o deputado federal Paulo Rocha, ambos do PT.

Empréstimo

Segundo Ferreira, o episódio do bárbaro homicídio de Uiraquitã e Ubiraci Novelino, irmãos do deputado Alessandro Novelino (PMDB), começou com um empréstimo a Ganzer e Rocha, ainda nas eleições municipais de 2004. O dinheiro não teria sido pago, o que levou, segundo Ferreira, ao desentendimento e à morte dos Novelino.

Convite

Na Assembléia Legislativa, um grupo de deputados está pensando em convidar o secretário Valdir Ganzer, que é deputado licenciado, para prestar esclarecimentos à Casa sobre as acusações de Chico Ferreira. Só não sabem ainda se à Comissão de Ética ou à Mesa Diretora.

Jogo

Nos bastidores, especula-se que as seguidas matérias do jornal pertencente ao deputado Jader Barbalho contra o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), e agora contra Paulo Rocha pode ser uma estratégia do presidente do PMDB. Tudo para desgastar dois prováveis adversários na disputa de uma vaga pelo Senado, em 2010.

Lá e cá

Professores da rede municipal de Jacundá seguiram o mesmo caminho dos colegas de Marabá e cruzaram os braços, nesta segunda-feira (18). Eles querem aumento de salário e o atendimento de outras reivindicações, o que, segundo as lideranças da categoria, tem sido negado pela prefeitura.

Justiça

Mais de dez mil alunos estão sem aulas e a Prefeitura de Jacundá ingressou com ação judicial contra a representação local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). O município pede a volta imediata dos profissionais às salas de aula.

Posição

Os dez deputados estaduais do PSDB, os federais Zenaldo Coutinho e Wandenkolk Gonçalves e o senador Mário Couto estiveram com o ex-governador Almir Gabriel, em Bertioga (SP). Ali, os deputados forma unânimes em dizer que o PSDB precisa unir forças em torno do ex-governador Simão Jatene para a disputa do governo do Estado.

Ninho

Mário Couto, que tem afirmado ser pré-candidato ao governo, disse, na reunião, que é um senador que vem levantando a bandeira do PSDB em Brasília e no Estado. Mas que não será obstáculo à unidade do ninho tucano no Pará. Ao final, a comitiva, depois de receber o reforço de Jatene, participou de encontro com o governador de São Paulo, José Serra.

 

Liderados pelo vereador João Lúcio Borges, militantes do partido trabalham com afinco na preparação do Congresso Municipal do PPS em Redenção. O evento está marcado para 29 de junho, com a participação dos deputados Arnaldo Jordy e João Salame, presidente e vice do PPS do Pará.

Nenhum comentário: