quinta-feira, 21 de maio de 2009

Coisas da Política, 21 e 22 de maio de 2009

Por unanimidade, a Assembléia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (20), requerimento de sessão especial para discutir um plano emergencial para a recuperação das rodovias do Pará. A proposta é do deputado João Salame (PPS), que se mostrou alarmado com a situação de calamidade das estradas paraenses.

 

Cargos

Em pronunciamentos feitos nesta quarta-feira (20), pelos deputados Parsifal Pontes e Simone Morgado, o PMDB entregou à governadora Ana Júlia Carepa (PT) todos os cargos na estrutura da Secretaria de Estado de Saúde. Inclusive as regionais no interior, entre elas a de Marabá.

Posição

Parsifal Pontes, que é o líder da bancada peemedebista na Assembléia, disse que cabe agora à governadora decidir se demite ou não os diretores. E que o PMDB não tem mais nenhuma responsabilidade pela indicação de quem quer que seja aos cargos.

Insustentável

Pontes e Simone Morgado disseram que, se o governo continuar tratando o PMDB de maneira desrespeitosa, não restará alternativa ao partido senão a de desembarcar da base aliada de Ana Júlia. No sábado (16), o ex-deputado José Priante já havia dito à imprensa que a situação era insustentável.

Ironia

Em entrevista a uma emissora de rádio da capital, Priante ironizou o governo e disse que a grande obra de Ana Júlia foi a mudança da entrada do estacionamento da Estação das Docas. Que mudou da frente para os fundos do complexo turístico construído ainda no governo de Almir Gabriel (PSDB).

Aposta

Tem muita gente apostando que o rompimento definitivo entre PMDB e PT é apenas uma questão de tempo. E de um tempo muito curto, dizem os apostadores, muitos deles sem esconder que estão torcendo para que chegue ao fim a aliança entre os dois partidos.

Fórum

Começou ontem (20) e termina nesta sexta-feira (22), em Belém, o 6º Fórum de Secretários Municipais de Educação, com representantes dos 143 municípios paraenses. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, o evento está debatendo temas como transporte escolar e a política de educação básica do Estado.

Prestígio

Está em alta o prestígio do deputado João Salame com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PPS). O presidente determinou a construção de um novo gabinete para a 1ª vice-presidência da Casa, ocupada por Salame no biênio 2009-2010.

Vaga

A aposentadoria do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, já está causando emoções pelas bandas da Assembléia Legislativa. É que a vaga pertence à cota do Legislativo e vários nomes já se apresentam como candidatos à indicação.

Nomes

Da base aliada do governo pretendem concorrer ao cargo os deputados Joaquim Passarinho (PTB), Luís Cunha (PDT) e Martinho Carmona (PMDB). André Dias e Manoel Pioneiro, ambos do PSDB, são, por ora, os nomes da oposição na disputa. Adamor Aires (PR), do G-8, também já apresentou sua candidatura.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou ontem (20) a possibilidade de um terceiro mandato consecutivo na Presidência da República. Apesar disso, mais de uma centena de deputados já assinaram a proposta de emenda à Constituição de um deputado do PMDB, que tem as bênçãos do PT. Em quem acreditar?

Nenhum comentário: