terça-feira, 26 de maio de 2009

Coisas da Política, 26 e 27 de maio de 2009

Quatro anos depois do chamado escândalo do mensalão, a Justiça ainda está ouvindo testemunhas de defesa dos acusados de participação no esquema de propinas que abalou a credibilidade da classe política brasileira. Sem previsão para o julgamento do caso no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Edital

O processo que trata da substituição de candidatura a prefeito de José Martins pelo filho Ronaldo Martins retorna, nesta terça-feira (26), ao Cartório Eleitoral de Jacundá, para que o juiz Líbio Matos faça publicar o edital de substituição. Ronaldo, que é do PMDB, ainda tem esperança de se tornar prefeito de Jacundá.

Tensão

O juiz Líbio Matos chamou as parte interessadas, inclusive a coligação do prefeito empossado Izaldino Altoé (PT), adversário dos Martins, e pediu tranqüilidade diante da reabertura do processo. O juiz advertiu que não aceitará manifestações de nenhum dos lados para evitar problemas.

Farelo

Virou pó o asfalto colocado em remendos e até em longos trechos recapeados na PA-150, no trecho entre Eldorado do Carajás e Xinguara. O trabalho de recuperação, iniciado em 2008 e concluído no início deste ano, não resistiu ao primeiro inverno.

Atoleiros

Entre a vila Rio Vermelho e a localidade conhecida como Posto 70, no município de Xinguara, há locais em que se formaram atoleiros, nos dias de chuvas mais intensas sobre a região. Isso exatamente em trechos recapeados por empresa contratada pela Setran.

Buracos

A PA-279, entre Xinguara e Água Azul do Norte, vai pelo mesmo caminho. Inaugurado em janeiro de 2008 pelo governo do Estado, o asfalto tem mais buracos que tábua de pirulito, irritando motoristas e quebrando os veículos que passam por ali.

Internet

O programa de inclusão digital Navegapará, do governo do Estado, já está em fase experimental em Jacundá. O sinal começou a ser distribuído numa faixa de 300 metros em volta da torre e o serviço deverá ser inaugurado pela governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Caldeirão

O meio político paraense está fervilhando. Troca de secretários no governo do Estado, a eterna novela da relação PT-PMDB e o aprofundamento das conversas entre partidos visando às eleições de 2010 fazem esquentar o clima, especialmente na capital.

Maioria

Em Marabá, o assunto do final de semana foi o realinhamento das forças políticas na Câmara Municipal. Agora, o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) conta com maioria folgada no Legislativo, com uma bancada que cresceu de dois para sete vereadores, o que, em tese, dará maior tranqüilidade a ele para governar.

Show

Já em Redenção, não se fala em outra coisa a não ser no curso de cabeleireiros que virou show de strip-tease em plena Câmara Municipal. O escândalo foi ao ar em rede nacional de TV, ontem (25) à noite, deixando em situação delicada o presidente do Legislativo, Alexandre Júnior Rodrigues (PP), que cedeu o local para o evento.

 

Os vândalos que destruíram placas de sinalização e atearam fogo em uma viatura do Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá podem comemorar. A prefeitura decidiu não mais processá-los, com o argumento de pacificar os ânimos na cidade. Só falta explicar quem vai ressarcir os prejuízos ao erário.

Nenhum comentário: