quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coisas da Política, 28 e 29 de maio de 2009

O secretário de Indústria, Comércio, Mineração e Tecnologia de Marabá, o ex-vice-prefeito Ítalo Ipojucan de Araújo Costa, pediu desligamento do PDT do deputado Giovanni Queiroz. Especula-se que o seu destino pode ser o PR do prefeito Maurino Magalhães de Lima.

 

Preso

O ex-deputado Luiz Afonso Sefer, preso na terça-feira (26) no Rio de Janeiro, deve ser transferido hoje (28) para Belém. Acusado de pedofilia, Sefer foi preso por ordem do juiz da Vara de Crimes Contra Criança e Adolescentes, Erick Aguiar Peixoto.

Poder

Em Brasília, o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta, comemorou a prisão de Sefer. E lembrou que o preso não é uma pessoa qualquer e tem ainda muito poder. O que prova, segundo Malta, que os tempos são outros no Brasil.

Agilidade

O senador José Nery (PSOL-PA) também demonstrou contentamento com a prisão do ex-deputado paraense. E disse que sua expectativa, agora, é que a Justiça seja ágil nesse e em outros casos de abusos contra crianças.

Unale

Começou ontem (27) e termina nesta sexta-feira (29), em Belém, a 13ª Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). O evento reúne cerca de 600 deputados estaduais de todo o país e mais de mil participantes para debater a saúde no Brasil.

Ilustres

Eles também vão discutir assuntos como o desenvolvimento da Amazônia. Figuras de destaque da política nacional participam do evento. Entre elas, o governador paulista José Serra (PSDB) e o ministro da Saúde José Gomes Temporão.

Seguro

O deputado João Salame (PPS) apresentou projeto que torna opcional a contratação de seguro pelos mototaxistas que operam em todo o Estado. O objetivo, segundo ele, é acabar com a bitributação sobre a categoria, já que a legislação federal já trata do assunto.

Sangue

Em outro projeto de lei, o deputado Salame propõe benefício para o servidor público que se dispor a doar sangue. De acordo com a proposta, os servidores que doarem sangue duas vezes durante seu período de férias, ganharão um dia mais de descanso e terão anotação positiva na ficha funcional.

Estoque

Segundo João Salame, esta é uma forma de aumentar o estoque de sangue nos hemocentros do Estado, além de chamar a atenção da sociedade para o problema. O que pode diminuir o risco de morte para tantas pessoas que precisam receber sangue na rede hospitalar pública e privada.

Bastidores

Enquanto isso, as especulações correm a mil sobre a suposta reforma do secretariado da governadora Ana Júlia (PT). Nas bolsas de apostas, especula-se que Rosemiro Canto ou Aníbal Picanço assumirão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Sedurb

Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) pode ficar com o PTB do deputado Joaquim Passarinho. E a Secretaria de Saúde, para onde foi nomeada a pediatra Maria Sílvia Martins Comarú Leal, do PT, pode voltar ainda às mãos do PMDB, caso haja um acordo entre os dois partidos.

 

Neste sábado (30), os deputados Arnaldo Jordy e João Salame, presidente e vice do PPS no Pará, estarão em Pacajá, onde, a convite do prefeito Edmir José da Silva (PPS), participam do aniversário do município. No domingo, os dois vão a Mocajuba para o Congresso Municipal do seu partido.

Nenhum comentário: