sábado, 9 de maio de 2009

Coisas da Política, 9 a 11 de maio de 2009

Alunos de seis municípios do sul e sudeste do Pará estão entre os beneficiados pela primeira etapa do programa Pró-Jovem Trabalhador. Entre eles, Conceição do Araguaia, Redenção e Xinguara. Durante seis meses, serão qualificados para o mercado de trabalho e receberão bolsa-auxílio de R$ 100,00.

 

Banco

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) inaugurou, nesta sexta-feira (8), agência do Banpará em Parauapebas, onde participou das comemorações do aniversário do município. Na programação, visitas a obras de parcerias entre o governo do Estado e a prefeitura local.

Serra Leste

Em Curionópolis, onde também participou de programação alusiva ao aniversário da cidade, Ana Júlia entregou viatura e anunciou a disposição do governo de liberar as licenças do projeto Serra Leste, da Vale. Hoje (9), estará em Tucumã e Ourilândia, que também comemoram aniversário.

Finalmente

O Tribunal de Contas dos Municípios parece ter decidido, enfim, dar um basta à farra da contratação de servidores temporários nas prefeituras. Atendendo a proposição do conselheiro Daniel Lavareda, o TCM vai chamar os prefeitos para uma conversa de ‘pé de orelha’.

Prazo

O objetivo, segundo a presidente do TCM, Rosa Hage, é assinar com os prefeitos um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), com prazo definido para que promovam concurso público para todos os cargos e vagas. Para isso, o tribunal está fazendo o levantamento dos municípios irregulares.

Constitucional

Desde a promulgação da atual Constituição da República, em 1988, a contratação no serviço público passou a ser exclusivamente por concurso. Mas, nesses 21 anos, alguns prefeitos não levaram muito a sério o preceito constitucional e vêm burlando a lei através da contratação de temporários.

Agitação

Está causando rebuliço nos bastidores da política no Estado a informação de que o G-8, o bloco de parlamentares que se declaram independentes na Assembléia Legislativa, está prestes a se tornar G-12. O grupo está articulando a união com o PTB para formar uma frente de 12 deputados para atuar juntos na Casa.

Conversa

A articulação dessa nova frente é iniciativa do deputado João Salame (PPS), líder do G-8. Ele também procurou o deputado Parsifal Pontes, líder do PMDB, com o qual marcou uma conversa para próxima semana.

Fervura

Aliás, o meio político paraense abre a semana em intensa ebulição. Nos últimos dias, muita gente apostou no rompimento entre o PT e o PMDB e os blogs anunciam que o deputado Jader Barbalho e a governadora Ana Júlia devem conversar neste final de semana para buscar uma saída para a crise.

Tucanos

No PSDB, o clima não é diferente. Especula-se que o senador Mário Couto terá nova conversa, neste domingo, com o ex-governador Almir Gabriel. E que o clima entre Couto e o também ex-governador Simão Jatene não anda nada amistoso. Os dois são pré-candidatos ao governo do Estado.

 

A partir de agora, usar telefone celular em sala de aula está proibido, pelo menos nas escolas estaduais do Pará. Foi publicada ontem (8) no Diário Oficial do Estado a lei que proíbe a utilização de celulares, MP3, MP4 e outros eletrônicos dentro das salas de aula. A fiscalização será feita pela Seduc.

Nenhum comentário: