sábado, 6 de junho de 2009

Coisas da Política, 6 a 8 de junho de 2009

Na última quinta-feira (4), os deputados estaduais puderam, finalmente, ouvir o secretário de Estado de Transportes, Valdir Ganzer, sobre as estradas paraenses. Ele participou de sessão na Alepa, onde ouviu muitas críticas sobre a precariedade das rodovias estaduais e apresentou seu plano para enfrentar o problema. Mas parece não ter convencido.

 

Palestra

O senador Mário Couto (PSDB) foi recepcionado nesta sexta-feira (5) na Câmara Municipal de Goianésia do Pará, onde proferiu palestra para os vereadores e convidados. O 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Salame (PPS), também participou do evento.

Revelações

Mário Couto aproveitou o momento para confirmar que será candidato ao governo do Estado, em 2010. E disse não estar se sentindo confortável no PSDB, onde enfrenta resistência de parte do partido que prefere o ex-governador Simão Jatene como candidato ao governo.

Destino

E disse mais o senador. Com todas as letras, Couto afirmou que está se vendo obrigado a sair do ninho tucano para viabilizar sua candidatura ao governo e que seu destino, caso isso se confirme, poderá ser o PMDB de Jader Barbalho.

Bomba?

Antes de encerrar sua fala, Mário Couto anunciou que o jornal Diário do Pará, edição deste domingo (7), virá com uma entrevista bombástica do ex-governador Almir Gabriel (PSDB), com críticas pesadas a Simão Jatene. Entre outras afirmações, Almir deve responsabilizar Jatene pela derrota tucana em 2006, acusando-o de ter feito corpo mole na campanha ao governo.

Governo

Como não poderia deixar de ser, Mário Couto desancou com a governadora Ana Júlia Carepa. Disse que o governo de Ana liquidou com a economia do Pará, atingindo mortalmente os setores florestal, mineral e pecuário, responsáveis pela geração de um grande número de empregos.

Divisão

E, para finalizar, uma declaração para agradar os corações sul-paraenses, mas que pode não repercutir bem na capital e em outras regiões do Estado. Mário Couto garantiu que, se eleito governador do Pará, vai apoiar a criação do Estado de Carajás.

Condição

Na sua fala, o deputado João Salame conclamou a população a não apoiar, em 2010, chapas majoritárias que não tenham pelo menos um nome do sul do Pará. Disse que é preciso intensificar a luta pela criação do Estado de Carajás, mas, ao mesmo tempo, ocupar espaços na política paraense.

Peso

Salame afirmou que é inadmissível que uma região que detém 25% PIB e 22% do eleitorado do Estado não tenha um secretário no primeiro escalão do governo estadual. Por isso, diz, o sul do Pará não deve apoiar chapas majoritárias sem representante da região.

Recado

Ao final, muito aplaudido, Salame disse que o recado vale para o PMDB, PSDB, PT, PTB e todos os partidos que pretendem lançar candidato ao governo do Estado. A chapa que não tiver alguém do sul do Pará ocupando pelo menos uma das vagas (governador, vice-governador ou senador) deve receber um não dos sul-paraenses.


Na próxima terça-feira (9), o jornal Opinião faz circular edição especial comemorativa dos seus 14 anos em circulação no sul e sudeste do Estado. É momento de festejar o trabalho desenvolvido ao longo desse tempo na defesa dos interesses da região e informando os leitores de mais de 30 municípios sul-paraenses.

Nenhum comentário: