segunda-feira, 13 de julho de 2009

Adeus ao amigo Juvêncio


A blogosfera está mais triste. Morreu hoje, às 14h15, no Hospital Porto Dias, em Belém, o economista, publicitário e cientista político Juvêncio de Arruda Câmara, editor do blog Quinta Emenda.

Juca, como era chamado pelos amigos, estava com câncer e foi internado na sexta-feira (10). Não resistiu; foi vencido pela doença, que, segundo foi publicado por outros blogs, já havia se espalhado por vários órgãos.

Tive o prazer de conhecer Juvêncio Arruda em algum momento de 2007. Veio nos fazer uma visita na Redação do Opinião. De lá para cá, nossos contatos se restringiam a comentários feitos por mim no seu Quinta Emenda ou por ele em alguma postagem aqui no meu blog.

De humor refinado, Juca tinha uma aguçada percepção do mundo à sua volta, sem nenhum assombro para criticar os ladrões do dinheiro público e os maus políticos em geral.

A leitura diária do Quinta Emenda era, para mim, quase que obrigatória. Só mesmo quando me encontrava em municípios onde o acesso à internet é muito precário, é que abria mão de degustar as bem traçadas linhas do Juca.

A partida do Juca deixa um vazio imenso entre nós que tentamos fazer da internet um meio de informação e de defesa do interesse público. A blogosfera está mais pobre, muito mais...

Segundo o blog Espaço Aberto, o sepultamento será nesta terça-feira, no Cemitério de Santa Izabel, na capital. O corpo será velado, durante toda a noite, na capela mortuária da Beneficente Portuguesa.

À família do Juca e a todos os seus amigos e admiradores, nossos sentimentos do mais profundo pesar. Que Deus conforte o coração de todos!

Nenhum comentário: