terça-feira, 14 de julho de 2009

Coisas da Política, 14 e 15 de julho de 2009


Seis municípios do entorno de Marabá receberam do governo do Estado reforço para a segurança pública, cada um com uma nova viatura para dar suporte ao trabalho da polícia. São eles: São João do Araguaia, Piçarra, São Geraldo do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, São Domingos do Araguaia e Abel Figueiredo.

Luto

A blogosfera está de luto. Morreu, nesta segunda-feira (13), em Belém, o economista e publicitário Juvêncio de Arruda Câmara, editor do blog Quinta Emenda, um dos mais lidos do Pará. Ele tinha 54 anos e lutava contra o câncer, começou nos rins e acabou atingindo outros órgãos.

Lacuna

Na sexta-feira (10), Juvêncio Arruda foi internado por recomendação médica, mas, vencido pela doença, faleceu às 14h15 de ontem (13). A morte de Arruda deixa uma grande lacuna na blogosfera paraense, onde era chamado pelos colegas de ‘mestre dos blogs’.

Referência

O governo do Estado emitiu nota de pesar pelo falecimento de Juvêncio Arruda, onde classifica o economista como ‘uma das referências das novas mídias’ no Pará. E elogia o estilo, a coragem e a independência de Arruda no seu blog.

Enterro

Juvêncio Arruda era casado com a marabaense Marise Morbach. De acordo com informações da família, o sepultamento será às 10h00 de hoje (14), no cemitério Santa Izabel, em Belém.

Licença

Em Curionópolis, no último sábado (11), o diretor da companhia Vale, José Carlos Soares, recebeu a licença prévia do projeto Serra Leste. A entrega foi feita pela governadora Ana Júlia Carepa (PT), em solenidade que reuniu prefeitos de toda a região.

Ferro

Com a licença, a Vale pode começar imediatamente as instalações do projeto, que vai explorar minério de ferro naquele município. De acordo com a empresa, 29 milhões de toneladas de ferro devem ser extraídas ao longo de 14 anos de vida útil da mina.

Protocolo

Na mesma solenidade, a governadora assinou protocolo de intenções com a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat). O objetivo é a descentralização da gestão ambiental para os municípios.

Elogios

O presidente da Amat e prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT), rasgou elogios à governadora pela construção do entendimento com o Ministério Público Federal, frigoríficos e produtores de gado. O que levou à assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em favor da carne produzida no Pará.

Estradas

Em Marabá, durante passagem pela Expoama, Ana Júlia afirmou que, ainda este mês, o Estado inicia a recuperação das estradas e pontes da região. Os investimentos devem continuar pelo mês de agosto, na tentativa de consertar os grandes estragos do período chuvoso.

Nada

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mandou anular os 633 atos secretos produzidos pela direção da Casa nos últimos anos. O que isso quer dizer? Nada. A decisão de Sarney não passa de pirotecnia para acalmar a mídia, já que só a Mesa Diretora pode anular os tais atos secretos.

O jornalista Ricardo Noblat coloca o Pará entre os Estados em que PT e PMDB terão problemas para costurar uma aliança nas eleições de 2010. Noblat diz que haverá dificuldades em muitos Estados, entre eles o Pará, para pavimentar o apoio conjunto das duas siglas à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência.


Nenhum comentário: