quinta-feira, 16 de julho de 2009

Coisas da Política, 16 e 17 de julho de 2009


A Prefeitura de Marabá está promovendo uma mudança radical nas cores de prédios, pontes, pontos de ônibus e outros bens públicos por toda a cidade. Tudo agora está sendo pintado de azul. Coincidência ou não, azul é a cor predominante na logomarca do partido do prefeito Maurino Magalhães, o PR.

Campanha

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) mostra disposição para concorrer ao governo do Estado, em 2010, e colocou o pé na estrada em busca de apoio para sua candidatura. Depois de percorrer vários municípios do sul do Pará, agora ataca no oeste do Estado.

Reunião

Nesta quarta-feira (15), Jatene esteve em Itaituba, onde se reuniu com lideranças do PSDB e de outros partidos. Entre os participantes da reunião, vereadores e membros do primeiro escalão da prefeitura.

Santarém

No sábado (11), o PSDB de Santarém, terceiro maior município do Estado, decidiu que apoiará a candidatura de Jatene ao governo. Os tucanos santarenos bateram o martelo em reunião comandada pelo deputado estadual Alexandre Von.

Bola fora

A notícia de que o ferro a ser usado na construção da segunda ponte sobre o Rio Itacaiúnas foi comprado no Rio Grande do Sul, em detrimento de empresas locais, não caiu bem para a construtora e muito menos para a Prefeitura de Marabá. Um desgaste desnecessário e um desrespeito inaceitável para com os marabaenses.

Distantes

Em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, o deputado federal José Geraldo (PT-PA) admitiu que são grandes as dificuldades para que PT e PMDB do Pará estejam juntos nas eleições de 2010. E afirmou que os petistas não ficarão reféns do PMDB e vão compor com outros partidos no ano que vem.

Vaia

Termina hoje (16) a 12ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que levou prefeitos de todo o Brasil à capital federal. O destaque deste ano foi a sonora vaia dada pelos prefeitos ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na cerimônia de abertura da Marcha.

Ganhos

Entre as vitórias apontadas pelos prefeitos, num balanço parcial da 12ª Marcha, está a redução de 40% nas contrapartidas das prefeituras em todas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo também anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para construção de casas em municípios de até 50 mil habitantes.

Mudança

Especulações nos bastidores da política paraense apontam para uma reavaliação do deputado Jader Barbalho (PMDB), quanto às suas pretensões eleitorais para o ano que vem. Dizem que, para não enfrentar nova tempestade em sua carreira, Jader pode não disputar uma cadeira no Senado, como pretendia fazer.

Recuo

Para rememorar os mais esquecidos, em 2001, Jader Barbalho teve que renunciar à presidência do Senado e ao mandato, para não ser cassado e ficar inelegível para 2002. Assistindo o drama do senador José Sarney, Barbalho estaria propenso a desistir de voltar à Casa. Pelo menos por ora.

Até o final da tarde de ontem (15), já eram 22 os casos confirmados de gripe suína no Pará, sendo que 16 novos casos foram constatados na terça-feira (14), todos de pessoas que vieram dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades de saúde, estão sendo monitoradas 103 pessoas que tiveram contato com os doentes.


Nenhum comentário: