quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Coisas da Política, 20 e 21 de agosto de 2009


A Vale vai apresentar, em audiências públicas, seu novo empreendimento na área de cobre, o Projeto Cristalino, localizado em Curionópolis. Hoje (20), comunidade e autoridades de Canaã dos Carajás receberão explicações sobre todas as fases do empreendimento. Nesta sexta-feira, a audiência será em Curionópolis.

Surpresa

Ainda sobre o ato público pró-Estado de Carajás, que reuniu mais de 2,5 mil pessoas em Água Azul, no domingo (16), causou estranheza a presença do prefeito de Bom Jesus, Sidney Moreira de Souza, no palanque. É que ele é filiado ao PT e, como se sabe, quem está no governo não costuma ver com bons olhos a divisão do Pará.

Força

Esse foi o segundo ato público organizado pelo Comitê Pró-Carajás, liderado pelo jovem político Rui Hildebrando, de Parauapebas. O primeiro, que também reuniu grande número de pessoas, foi em Brejo Grande. O movimento, que começou meio desacreditado, mostrou força. E a idéia, segundo seus líderes, é realizar outros eventos na região.

Sufoco

Moradores da Avenida Fortaleza, no Belo Horizonte, passaram o último fim de semana sufocados pela poeira, depois que a Secretaria de Obras mandou colocar piçarra em toda a extensão da via. De segunda-feira para cá, passaram a molhar a rua, amenizando o problema.

Temor

Mas todos estão preocupados com o fim de semana que se aproxima e se perguntam se serão abandonados novamente sob a espessa nuvem de poeira que castigou a adultos e crianças durante três longos dias. Será?

Rota

A Avenida Fortaleza é agora rota de coletivos, já que a Avenida Amazonas, que liga a vila Poupex ao Vale do Itacaiúnas, está interditada para obras de drenagem e pavimentação. O número de veículos triplicou no local e, com eles, a poeira.

Dobradinha

Conforme se falou aqui há dois dias, José Davi Passos (PT), prefeito de Xinguara, nega categoricamente que seja candidato a deputado federal no ano que vem. Mas, nos bastidores, já se fala até em possível dobradinha dele com o empresário Osvaldo Assunção (PMDB).

Ex-adversários

Conta-se que Assunção, que foi derrotado por Passos na disputa da prefeitura em 2004, poderá tentar uma cadeira na Assembléia Legislativa. E uma chapa com Davi Passos e Assunção teria, na visão de observadores da política xinguarense, a força de unir o eleitorado local.

Cotado

Na reta final do prazo para as filiações partidárias visando às eleições 2010, aumentam as especulações sobre pretensos candidatos a deputado em toda a região. Em Rio Maria, Agemiro Filho, do PMDB, é um dos nomes cotados para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Padrinho

Filho do ex-prefeito Agemiro Gomes da Silva, assassinado em plena campanha eleitoral do ano passado, Agemiro Filho parece contar com a simpatia de Jader Barbalho para compor a chapa proporcional do PMDB em 2010. E demonstra estar animado para a missão, segundo pessoas próximas a ele.

Nesta quarta-feira (19), na Assembléia, o deputado João Salame (PPS) criticou duramente a falta de investimentos do governo no sul do Pará. Reclamou das estradas, da incapacidade da Cosanpa para atender a população e disse que a criação do Estado de Carajás é uma necessidade (matéria completa na página 4 do Caderno 1).


Nenhum comentário: