quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Investimentos ou a divisão do Pará


No jornal Opinião desta quinta-feira, sobre as cobranças do deputado João Salame (PPS) por maiores investimentos do governo do Estado na região:

"A falta de investimentos na região sul do Pará voltou a ser tema de pronunciamento do deputado João Salame (PPS) na Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (19). Ele se referiu principalmente à situação precária das estradas e à incapacidade da Cosanpa de atender o povo da região, denunciando que cinco municípios já estão sendo atendidos pelo estado do Tocantins. “Queremos a ajuda dos colegas do norte do estado para aumentar os investimentos na região ou que nos liberem para que possamos nos governar, criando o estado de Carajás”, apelou o parlamentar, defensor da emancipação da região sudeste.

Salame afirmou que esteve na capital do Tocantins, Palmas, acompanhando seis vereadores de São Geraldo do Araguaia para discutir a implantação de sistema de abastecimento de água e explicou que o município não é atendido pela Cosanpa mas pela companhia de água do Tocantins, a Saneatins. “Fiquei surpreso ao saber que o estado vizinho atende também os municípios paraenses de Xinguara, São Geraldo do Araguaia, Tucumã e Curionópolis”, assegurou o deputado, complementando que “a incompetência e a incapacidade da Cosanpa” podem obrigar outros municípios da região a procurar os serviços de água e esgoto da Saneatins.

ESTRADAS PRECÁRIAS

Para agravar ainda mais a situação, o deputado comparou a situação das estradas nos dois estados, concluindo que, partindo de Marabá, é mais rápido e mais fácil chegar a Palmas do que a Belém. “No Tocantins tem estradas de qualidade, mas aqui, apesar das promessas assumidas pelo poder público perante os parlamentares em sessão especial, rigorosamente nada foi feito para melhorar a situação das estradas da região”, avaliou.

O parlamentar destacou a situação precária da PA-150, no trecho de Marabá até Xinguara, e da PA-279, de Xinguara a Água Azul do Norte. Em aparte, a deputada Tetê Santos (PSDB) ressaltou que a estrada de São Geraldo do Araguaia a Piçarra está intrafegável. Adamor Aires (PR), também em aparte, denunciou que a Secretaria Estadual de Transportes (Setran) se transformou em comitê político para eleição do secretário. “É ineficiência pura e absoluta”, resumiu Adamor, fazendo um apelo para que a governadora Ana Julia Carepa nomeie um técnico para a pasta de transportes. “Essa situação requer urgência, urgência e urgência. É isso o que a gente pede à Setran e ao Dnit”, afirmou o deputado Salame.

ESTADO DE CARAJÁS

Diante da situação precária de atendimento aos serviços básicos na região, o deputado Salame destacou que há uma grande mobilização nos municípios do sudeste para a criação do estado de Carajás. Ele disse ainda que em setembro o Congresso Nacional deverá votar a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que autoriza a realização do plebiscito. O deputado Parsifal Pontes concordou: “o braço do Governo é menor do que o estado. Mesmo se triplicasse a arrecadação, não conseguiria atender à população desse imenso território”.

Segundo Salame, a criação do estado de Carajás representa uma necessidade. “Não para dividir, mas para multiplicar a capacidade de investimento e de melhoria da qualidade de vida da população”, concluiu o deputado."


Nenhum comentário: