quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Coisas da Política, 3 e 4 de setembro de 2009


Prefeitos de 14 municípios da área de influência da Vale estarão reunidos em Belém, nesta quinta-feira (3), com o secretário de Estado de Integração Regional, André Farias. Na pauta, o resíduo de fundo formado na época da privatização da Vale, com cerca de R$ 30 milhões que devem ser rateados para investimentos nos municípios.

Militares

A equiparação salarial de policiais e bombeiros militares à remuneração da PM do Distrito Federal será tema de sessão especial na Alepa, por solicitação do deputado João Salame (PPS). A proposta, que tramita no Congresso Nacional, tem grande repercussão no meio da polícia.

Reconhecimento

Os policiais vislumbram a possibilidade de reconhecimento financeiro ao trabalho que desempenham. A Proposta de Emenda Constitucional determina que a remuneração das polícias militares estaduais e bombeiros, incluindo os inativos, não poderá ser inferior aos da PM do Distrito Federal.

Diferenciais

Para Salame, os militares diferem de outras categorias pelo trabalho complexo, que requer atenção, preparo técnico, coragem e perspicácia na missão de proteger a sociedade, pondo em risco a própria vida. Com a presença de policiais e bombeiros militares e da sociedade civil, a sessão especial vai ampliar a discussão sobre o tema.

Carreata

A tentativa de venda dos royalties pagos pela Vale à prefeitura continua rendendo protestos em Canaã dos Carajás. Nesta quarta-feira (2), houve carreata e novo ato público contra o prefeito Anuar Alves da Silva (PDT).

Repúdio

Hoje (3), os comerciantes canaenses prometem o que chamam de ‘dia de repúdio’ contra a venda dos royalties. Eles pretendem manter o comércio fechado o dia todo e estão convocando a população para sessão da Câmara de Vereadores, prevista para acontecer às 16h00.

Revogação

É nessa sessão que o imbróglio deve se resolver. Cinco dos nove vereadores protocolaram pedido de revogação da lei que autoriza a operação de antecipação dos créditos dos royalties, aprovada na semana passada pela Casa.

Luto

Os comerciantes já avisaram que irão todos vestidos de preto à sessão do Legislativo. O clima é tenso e há temor de que as manifestações possam descambar novamente para a violência, como aconteceu em ato público no fim de semana, onde um empresário foi agredido, supostamente por seguranças do prefeito.

Recuo

Anuar Alves já dá sinais de que sentiu a forte pressão popular e, pelo menos por ora, parece ter recuado da intenção de vender os royalties. Na edição de ontem (2) do Diário Oficial do Estado, mandou publicar aviso de cancelamento da licitação que objetivava a venda.

Efeito Marina

Depois da filiação de Marina Silva ao PV, a ministra Dilma Rousseff, candidata de Lula à Presidência, mudou o discurso. Em cerimônia nesta quarta-feira (2), em Brasília, Dilma abandonou a frieza dos números orçamentários que costumam povoar seus pronunciamentos e falou de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Clima quente na disputa entre Água Azul e Ourilândia, na PA-279, por uma faixa de terra na divisa dos dois municípios. A área foi desmembrada de Água Azul e anexada a Ourilândia em 1997, mas o Supremo Tribunal Federal anulou a lei que regulamentou a operação. O caso está sendo discutido pela Assembléia Legislativa.


Nenhum comentário: