quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Coisas da Política, 13 e 14 de outubro de 2009


A ministra Dilma Rousseff disse que é uma questão de honra para o governo a implantação da siderúrgica da Vale em Marabá. E disse que é normal a pressão do presidente Lula pelo empreendimento, cuja instalação foi garantida para o primeiro semestre de 2010, em reunião de diretores da Vale com o governo do Pará, na sexta-feira (9).

Bandeira branca

Na semana passada, o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), o prefeito Maurino Magalhães (PR) e o secretário Ítalo Ipojucan fizeram uma visita ao promotor José Luiz de Brito Furtado. Buscavam entendimento, pelas diversas ações movidas pelo Ministério Público em relação a atos da administração municipal.

Pacto

Segundo palavras do deputado Wandenkolk Gonçalves, o objetivo é fazer o que ele chama de ‘pacto por Marabá’. Ouviram do promotor que não há nenhuma dificuldade em firmar o pacto, desde que a prefeitura cumpra a lei, o que não vem ocorrendo em diversos casos, na leitura do Ministério Público.

Ex-ministro

Maurino Magalhães tem dito que não está preocupado com a investigação eleitoral por caixa 2 que corre contra ele na Justiça de Marabá. Mas não é o que indicam os boatos que correm a mil pela cidade e que apontam para a contratação de um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para defender Maurino na causa.

Muita grana

O ex-ministro do STF supostamente contratado é Sepúlveda Pertence, que comanda uma das bancas de advogados mais caras do país. Se confirmada, a contratação de Pertence configura, no mínimo, excesso de zelo. Ou é preocupação mesmo, e das grandes.

Efeito cascata

No Palacete Augusto Dias, sede da Câmara Municipal de Marabá, circula, nos bastidores, a preocupação de que a ação contra Maurino Magalhães não fique restrita ao prefeito e seu vice. Mas, que, numa segunda etapa, possa atingir um dos membros do Poder Legislativo.

Documentos

Especula-se também que exista farta documentação comprovando a prática de caixa 2 na campanha desse membro do Legislativo. Telefonemas vêm sendo disparados na direção de Parauapebas, para tentar acalmar os ânimos e evitar que a nova denúncia venha ecoar no plenário da CMM.

Críticas

Nesta terça-feira (13), a sessão da Assembléia Legislativa promete ser das mais animadas. O deputado João Salame deve assumir a tribuna para rebater críticas da deputada tucana Suleima Pegado ao PPS.

Motivo

As críticas de Suleima Pegado foram motivadas pelo pedido de cassação do prefeito marabaense Maurino Magalhães, protocolado na Justiça Eleitoral pelo PPS. Bem ao seu estilo, o parlamentar marabaense promete um discurso duro e contundente.

Jantar

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi uma das expectadoras ilustres do Círio de Nazaré, neste fim de semana, em Belém. Mas a agenda de Dilma Rousseff no Pará não se restringiu ao evento católico. No sábado, a ministra participou de jantar com representantes de partidos da base do governo, inclusive Jader Barbalho (PMDB).

E o Sarney, hem? Enrolado de novo, agora em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e feitas pela Polícia Federal, mostrando que seu filho Fernando Sarney (sempre ele!) pode estar direcionando decisões do ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. E é no ministério de Lobão que está o cobiçado projeto do Pré-Sal.


Nenhum comentário: