terça-feira, 20 de outubro de 2009

Coisas da Política, 20 e 21 de outubro de 2009


A Câmara de Marabá se reúne hoje (20) em sessão que será exclusiva para a prestação de contas do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR). O prefeito deverá apresentar aos vereadores os relatórios financeiros dos dois primeiros quadrimestres do ano.

Repúdio

A diretoria da Amat precisa explicar melhor a ‘nota de repúdio à imprensa’, divulgada pela entidade na última sexta-feira (16), durante assembléia-geral da entidade, realizada em um hotel de Marabá. O documento fala de perseguições da mídia a prefeitos, mas não especifica quem é quem nessa história muitíssimo esquisita.

Nomes

Os prefeitos Davi Passos (PT), de Xinguara, e Wenderson Chamon (PMDB), de Curionópolis, presidente e vice da Amat, precisam vir a público para dizer quem, na imprensa sul-paraense, é o alvo da ‘nota de repúdio’. E, lógico, relacionar os prefeitos que se dizem perseguidos e em quais circunstâncias se deu o que chamam de perseguição.

Balaio

Colocar todos os profissionais e veículos de imprensa do sul e sudeste do Pará no mesmo balaio é, no mínimo, deselegante. Ou será que todos os profissionais de imprensa da região deram, agora, para perseguir pobres prefeitos indefesos?

Censura?

Da forma como foi feito, ficou parecendo tentativa de censura aos veículos de comunicação. E, convenhamos, isso não combina nem um pouco com a história da Amat, que se tornou a maior associação municipalista do Pará justamente pelo espírito democrático de seus membros, desde a fundação da entidade.

Corrupção

Por fim, é preciso esclarecer o que a Amat considera perseguição aos prefeitos. E o mínimo que se espera é que a entidade não esteja tentando brecar o combate à corrupção, no qual a imprensa tem exercido papel fundamental na defesa dos interesses da população.

Eletronorte

A Assembléia Legislativa realizou sessão especial, nesta segunda-feira (19), sobre a atuação da Eletronorte para compensação dos municípios e comunidades atingidos pela barragem de Tucuruí. Como já era esperado, a empresa não compareceu ao debate, o que irritou os deputados.

Convite

A sessão foi solicitada pelos deputados Gualberto Neto (DEM), João Salame (PPS) e Bira Barbosa (PSDB). De acordo com Salame, que presidiu a sessão, a Eletronorte foi convidada no dia 24 de setembro e o convite foi reforçado no dia 14 de outubro. No entanto, só na sexta-feira (16), a empresa enviou ofício dizendo que não poderia mandar representante.

Comissão

Salame informou que havia conversado por telefone com Adhemar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte. Este se comprometeu a receber uma comissão de deputados estaduais e federais, que vão tentar obter um comprometimento da empresa em comparecer à audiência pública conjunta do dia 23 de novembro, em Tucuruí.

Nesta segunda-feira (19), um juiz eleitoral cassou e tornou inelegíveis 13 vereadores e um suplente da Câmara Municipal de São Paulo (SP). Todos receberam doações irregulares nas eleições municipais de 2008. Dos 13 vereadores cassados, quatro são do DEM, seis do PSDB, um do PTB, um do PP e um do PV.


Nenhum comentário: