terça-feira, 27 de outubro de 2009

Coisas da Política, 27 e 28 de outubro de 2009


Representantes de 38 municípios participaram da etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Comunicação, em Marabá, no sábado (24). No encontro, foram escolhidos 26 delegados, que levarão as mais de 120 propostas tiradas para a conferência estadual, que acontecerá em Belém, nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

Balanço

Peitado pelos vereadores e derrotado na eleição para a presidência da Câmara, criticado por professores, taxistas, mototaxistas e outras categorias profissionais, vaiado pelo público no 7 de Setembro. Vida difícil a do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), nestes dez primeiros meses de seu governo.

Fogo amigo

Mas se as coisas já não estavam fáceis para o prefeito de Marabá, o quadro piorou de forma significativa, nesta segunda-feira (26). O vice-prefeito e secretário de Saúde, Nagilson Amoury (PRB), abriu o verbo e desancou o governo municipal e o prefeito Maurino Magalhães.

Desabafo

Visivelmente irritado, o vice criticou duramente a decisão do prefeito de afastar preventivamente nove servidores da Secretaria de Saúde, suspeitos de envolvimento em fraudes para desviar recursos públicos. E condenou a formação do secretariado da prefeitura, dizendo, com todas as letras, que se fosse ele o prefeito, não teria permanecido ninguém do governo anterior.

Pressão

Na última sexta-feira (23), a Associação dos Empreiteiros de Obras Públicas de Marabá se reuniu com o prefeito Maurino Magalhães. A entidade não gostou nem um pouco da prestação de contas do prefeito na Câmara Municipal quando ele disse que estava em dia com os fornecedores.

Cobrança

Os empreiteiros cobraram o pagamento de faturas que já estão, algumas, com quatro meses de atraso. O prefeito se irritou com a cobrança, mas não estabeleceu prazo pra honrar os compromissos.

Culpados

Maurino Magalhães disse que os culpados pela situação financeira difícil da prefeitura são o deputado João Salame (PPS) e o ex-prefeito Tião Miranda (PTB). Segundo ele, foram as denúncias formuladas contra ele que impediram os bancos de aprovar empréstimo de R$ 7 milhões para a prefeitura quitar suas dívidas.

Milhões

Numa conta rápida, os empreiteiros constataram, só entre os presentes à reunião, uma dívida que beira os R$ 2 milhões. O que joga por terra o relatório apresentado por Maurino Magalhães na Câmara Municipal.

Convenção

O PMDB de Marabá realizou convenção no último domingo (25) e reelegeu o deputado Asdrúbal Bentes como presidente. O tom agressivo ficou por conta do vereador Nagib Mutran Neto (PMDB), que lançou sua esposa, Cristina Mutran, como candidata a deputada estadual e disse que ela trouxe recursos para a realização de muitas obras em Marabá.

Comparação

Nagib Mutran citou nominalmente o deputado João Salame, afirmando que o parlamentar do PPS não conseguiu o mesmo que Cristina Mutran, no que se refere a recursos para obras no município. Pelo visto, vai ser quente o clima da eleição parlamentar de 2010.

De 10 e 13 de novembro, profissionais de ciência da computação, engenharia eletrônica, análise de sistemas e auditoria vão participar dos testes de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2010. Os ‘investigadores’ atacarão o software do sistema com o objetivo de verificar se há falhas ou brechas para fraudes.


Nenhum comentário: